ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Empresários da indústria de MT cobram de Michel Temer a conclusão da BR-163 e questões tributárias

Data: Quarta-feira, 15/03/2017 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Viviane Petroli

Foto: Fiemt

Empresários da indústria de Mato Grosso cobram de Michel Temer a conclusão da BR-163 e questões tributárias
 
 
A conclusão da pavimentação da BR-163 no Pará e questões tributárias foram cobradas por representantes da indústria de Mato Grosso durante reunião com o presidente Michel Temer na manhã de terça-feira, 14 de março. Empresários do setor industrial mato-grossense apresentaram ao Chefe de Executivo nacional um documento com ações consideradas prioritárias para o fortalecimento da indústria no Estado.

 
Além da conclusão da BR-163, também foram cobrados os términos da pavimentação da BR-158, no Araguaia, e também da BR-174 e MT-208, entre Juína e Aripuanã.


 
O presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grrosso (Fiemt), Helmute Hollatz, revela que o presidente Michel Temer afirmou que a BR-163 "é prioridade absoluta e que a conclusão é apenas questão de tempo, em função dos procedimentos operacionais".

 
De acordo com Helmute Hollaz, a "industrialização é a próxima grande onda do crescimento mato-grossense". Ele afirma que "O Estado precisa de um olhar especial do Governo Federal, pois já temos uma contribuição expressiva para o PIB nacional em decorrência do agronegócio e agora é o momento de intensificar a industrialização da nossa produção. Com as condições certas, nós podemos garantir a elevação do PIB".

 
Diversas prioridades foram enumeradas ao presidente Michel Temer durante a reunião pelo setor industrial de Mato Grosso. Além das rodovias federais, os industriais destacaram também o transporte ferroviário.

 
O documento entregue ao presidente da República cita a necessidade de uma solução para o transporte ferroviário no Estado, viabilizando a saída da produção pelo Pacífico. Segundo a Fiemt, tal questão inclui a extensão da ferrovia Vicente Vuolo de Rondonópolis a Cuiabá, a conclusão da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico), que cortará Mato Grosso no sentido Leste-Oeste, e incentivo à implantação da Ferrovia do Grão (Ferrogrão), que levará a produção do Estado diretamente ao porto de Miritituba, no Pará.

 
No que tange a questão do transporte ferroviário o presidente Michel Temer afirmou que irá buscar investidores estrangeiros para viabilizar as obras.

 
Tributação e ZPE de Cáceres
 
Conforme o presidente em exercício da Fiemt, a criação de um sistema de tributação progressiva para empresas egressas do Simples Nacional também foram demandas apresentadas ao presidente da República. "Hoje, se uma empresa deixa o Simples, existe uma diferença que é um verdadeiro abismo na incidência de tributos. O presidente foi muito receptivo quanto a essa questão e sinalizou que existe a possibilidade de viabilizar esse escalonamento em breve. Ele reafirmou ainda seu comprometimento com as reformas, que são fundamentais para a retomada do crescimento do país".

 
Outro ponto debatido foi a promoção de apoio para a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres.