ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputado chama gestão Taques de 'corrupta' e 'podre'

Data: Sexta-feira, 03/03/2017 00:00
Fonte: Rafael Costa, repórter do GD

 

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) acusou a gestão do governador Pedro Taques (PSDB) de ser conivente com a corrupção na esfera administrativa do Estado. A declaração foi dada durante entrevista a rádio Capital FM na manhã desta sexta-feira (3).

 

O parlamentar declarou que, quando Taques estava filiado ao PDT, conversou a respeito dos ideais defendidos pelo partido e a preocupação de construir uma gestão transparente e com foco no combate à corrupção.

 

“Ele sabia, muito antes de ser candidato a governador, que nós prezávamos pela moralidade, honestidade e queríamos ver o Estado limpo. Mas o governo dele não é mais limpo, é corrupto, é podre, é bichado. Isso está dentro da Casa Civil e das secretarias”, disse.

 

Indignado com a postura do Executivo que em sua avaliação é conivente com irregularidades,o parlamentar disse que já encaminhou diversas denúncias aos órgãos de fiscalização como o Ministério Público Estadual (MPE). Porém, não vê as denúncias prosperarem em investigações.

 

Otmar de Oliveira

Secretário Paulo Taques promete interpelar judicialmente deputado Zeca Viana. 

“Tenho seis ou sete representações contra esse governo, que são claras de que ele infringiu a Lei. Mas elas não rodam dentro do Ministério Público, está tudo parado”.

 

O deputado Zeca Viana disse ainda que não se conforma com um episódio de 2015, quando foi acusado de contratar um pistoleiro para matar o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, primo do governador Pedro Taques, e sua esposa, o que motivou a abertura de uma investigação autorizada pelo Tribunal de Justiça em caráter sigiloso, mas que não prosperou e foi arquivado por absoluta falta de provas.

 

"O meu sentimento com o Taques que ficou mal resolvido foi quando montaram aquela falcatrua e criaram um e-mail falso dizendo que eu tinha contratado um pistoleiro para matar o chefe da Casa Civil e a esposa dele. Eles estavam criando tudo isso. Não sei se isso é coisa do governador, do Ministério Público ou da Polícia Civil. O Pedro Taques, como conhecedor da minha honestidade e do meu caráter, simplesmente tinha que ter me chamado e dito 'vem cá, seu vagabundo, quero ver o que é isso aqui'. Mas não, ele abriu um inquérito”, comentou.

 

Viana diz que os órgãos de investigação não identificaram nenhum indício de contratação de pistoleiro, o que revelaria ter sido vítima de uma tramóia.

 

“Eu mandei desarquivar e ficou na mesma coisa. Você acha que o Ministério Público ou a polícia não sabem de onde saiu esse e-mail? não sabem a origem dele? Investigaram a minha vida de 'cabo a rabo', durante seis meses. “Acho que foram lá no útero da minha mãe, buscar, desde antes de eu aparecer no mundo, se eu fiz alguma falcatrua na minha vida, mas não encontraram nada e arquivaram. Jamais me passou na cabeça fazer mal aos outros, principalmente matar alguém. Não tenho coragem nem de matar um passarinho ou uma galinha”, assegura.

 

Em contato com a rádio Capital FM, o secretário chefe da Casa Civil Paulo Taques declarou que vai interpelar judicial o deputado estadual Zeca Viana, para que seja dito perante a Justiça quais são os esquemas de corrupção vigentes no governo do Estado.

 

“Vou tomar a iniciativa de interpelá-lo judicialmente, para que ele tenha a coragem de apontar, concretamente, sem rodeios, onde existe corrupção na Casa Civil e nas secretarias de Mato Grosso. Ele vai ter que apontar onde ela existe, quais são os atos e os agentes que estão fazendo a corrupção”.

 

O secretário explicou que caso não consiga comprovar tais acusações, Viana terá de arcar com as penalidades que podem ser aplicadas pela Justiça. “Vou interpelá-lo judicialmente, para que ele prove isso ou arque com o ônus dessa acusação gravíssima. Porque não é possível que um deputado possa dizer, de maneira genérica, que nas secretarias de Mato Grosso e na Casa Civil exista corrupção e não tenha coragem de apontar onde elas estão”, relatou.

 

Taques afirmou ainda que as acusações a respeito de corrupção no governo do Estado, feitas pelo deputado Zeca Viana são freqüentes e não estão devidamente comprovadas, o que se configura numa leviandade.

 

“Durante esses dois anos, várias vezes o deputado ocupou a tribuna da Assembleia para dizer que o nosso governo é corrupto e tem corrupção em várias secretarias. Ao longo desses anos, ele nunca apontou concretamente onde isso existe, para que pudéssemos investigar”.