ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Missão em feira de mineração quer atrair investimentos do Canadá

Data: Terça-feira, 28/02/2017 00:00
Fonte: RDNEWS

 

 

 

Reprodução

minera��o

No montante, projetos visam atrair mais de R$ 500 mi em investimentos para mineração no Estado

 

O potencial mineral de Mato Grosso despertou o interesse dos canadenses, por isso a Desenvolve MT em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) realiza uma “Missão Comercial” com trinta empresários, prefeitos e representantes do Estado para participarem da convenção anual da Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em março deste ano em Toronto. 

 

O encontro inclui uma série de eventos, de 4 a 8 de março, focados na produção e exploração de bens minerais em Mato Grosso. O PDAC representa os interesses da indústria canadense de desenvolvimento e exploração mineral e é responsável pela organização do International Convention, Trade Show & Investors Exchange – Mining Investment Show em Toronto. 

 

Os encontros já estão pré-agendados. Serão realizadas reuniões “B2B” entre os mato-grossenses e empresários canadenses, bem como apresentações do potencial de mineração do Estado para uma plateia de investidores pré-selecionada pelo PDAC. 

 

Após a apresentação das propostas, espera-se que os investidores venham pessoalmente conhecer o Estado, e então, iniciar negociações formais. O objetivo é a atração de investimento para mineração, inicialmente focado para os municípios, cooperativas e empresários que integrem a missão. 

 

Todos os projetos já possuem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Alguns já estão em andamento, a exemplo dos projetos propostos pelas cooperativas de Poconé, COOGAVEPE e COOPRODIL, que esperam conseguir investimentos para exploração de jazidas de ouro, diamante, ferro e manganês.

 

Importante também ressaltar o projeto para atração de investimento para as reservas de água termal e mineral da região do município de Jaciara.

 

No montante, os projetos visam atrair mais de R$ 500 milhões em investimentos para o setor no Estado. 

 

Por muito tempo o setor mineral não teve uma política clara de desenvolvimento e atração de investimento, mas o governador Pedro Taques (PSDB) junto com o secretário de desenvolvimento econômico Ricardo Tomczyk e os deputados estaduais Oscar Bezerra (PSB)  e Dilmar Dal Bosco  (DEM) têm adotado uma série de medidas para fomentar o setor. 

 

A caravana é uma parceria entre a Desenvolve MT, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico -SEDEC, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), com participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Companhia Mato-Grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso (METAMAT), e as prefeituras de Alta Floresta, Apiacas, Juína, Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Jaciara e Rondonópolis.