ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de mil pessoas já conheceram as propostas do Pró-Escolas

Data: Quinta-feira, 26/01/2017 00:00
Fonte: CENÁRIOMT COM ASSESSORIA
 
 

 

 

Com o objetivo de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade do ensino público de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) já apresentou a minuta do Programa Pró-Escolas para mais de mil pessoas neste mês.

 

Nas apresentações realizadas pelo secretário Marco Marrafon em Juara, Juína, Tangará da Serra e Cuiabá, na última semana, a comunidade escolar e população em geral tiveram a oportunidade de participar com críticas, sugestões e observações, a fim de colaborar com a iniciativa.

 

Em cada um dos municípios, Marrafon e a equipe técnica da Seduc se reuniram com professores, diretores, assessores pedagógicos e demais profissionais da educação nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapros) durante à tarde e, à noite, esteve nas Câmaras dos Vereadores das três cidades. Em Cuiabá, o secretário também falou sobre o programa com os servidores da sede da Seduc.

 

O Pró-Escolas prevê diversas ações nos eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, com foco na melhoria da qualidade de ensino. Além disso, um dos principais intuitos do programa é combater a evasão escolar em Mato Grosso, segundo Marrafon.

 

“Fomos a esses municípios para ouvir a comunidade escolar e a população, dialogar sobre o que pode ser melhorado e melhor estudado. O programa foi bem aceito por todos e, agora, vamos a outras regiões do estado, para continuar a discussão sobre cada um desses eixos e fazer as adequações necessárias”, afirma.

 

O secretário de Educação também aproveitou a viagem para visitar escolas e conhecer de perto a realidade das unidades, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. Ao todo, das 757 escolas estaduais, cerca de 400 precisam de reforma ou nova construção. Quanto a isso, adiantou que o Estado priorizará os casos mais urgentes, já que não há recursos para tantas obras, e que R$ 180 milhões já estão garantidos para investimentos em estrutura.

 

Seduc Interativa

As viagens aos municípios fazem parte do projeto Seduc Interativa, que tem a finalidade de deslocar equipes técnicas da Secretaria para ir até a população e discutir sobre questões pertinentes à educação estadual. As próximas reuniões serão realizadas nos municípios de Jaciara, durante a Caravana da Transformação, na sexta-feira (27.01). O primeiro encontro será no Cefapro, a partir das 14h, e o segundo as 19h, na Câmara dos Vereadores, aberto à toda comunidade.

 

Em seguida, o grupo de trabalho partirá para São Félix do Araguaia, com reuniões agendas para às 14h e às 19h, na próxima segunda-feira (30.01), no Cefapro e na Câmara Municipal, respectivamente.

 

No dia 31, o Pró-Escolas será apresentado à população de Confresa. Já no dia 1º de fevereiro, será a vez de Barra do Graças participar das discussões sobre o programa. A última cidade a receber a Seduc Interativa será Primavera do Leste, no dia 3 de fevereiro. As apresentações, em todos os municípios, estão marcadas para as 14h nos Cefapros e às 19h nas câmaras municipais.

 

As próximas viagens serão para os municípios de Alta Floresta, Matupá, Sinop, Pontes e Lacerda, Cáceres e Diamantino, entre 06 e 17 de fevereiro. Em março, o programa será apresentado à comunidade escolar de Cuiabá.

 

Os eventos também são abertos a toda a imprensa.