ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Garimpeiros escapam de cerco policial - Veja fotos e vídeo

Data: Quarta-feira, 25/01/2017 00:00
Fonte: Elayne Mendes e Keka Werneck, A Gazeta

 

Aventureiros armados que desde dezembro estavam explorando ilegalmente o garimpo na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (448 quilômetros a Oeste de Cuiabá), e inclusive impedindo a aproximação de qualquer pessoa na área, escaparam do cerco policial pela mata, na manhã desta terça-feira (24).

 

Chico Ferreira

Escavações irregulares foram identificadas

Para tentar novamente desocupar o garimpo, diversas instituições de segurança do Estado deflagraram uma incursão no local.

 

Iniciada às 5h da manhã, a operação contou com agentes das polícias Militar e Civil, Politec, Gefron, Força Tática Garra, Corpo de Bombeiros, Rotam, Ciopaer, e Grupo de Operações Especiais (GOE).

 

O tenente coronel Chaves informou que o foco seriam 80 pessoas que ainda estavam na área extraindo ouro.

 

Sobre o grau de periculosidade dos garimpeiros, Chaves informou que os mais violentos já haviam saído da área, provavelmente por falta de comida e água.

 

O cerco fechou três pontos que dão acesso ao local, porém, ao notarem a presença dos policiais, todos fugiram.

 

"Acreditamos que eles estejam embrenhados na mata e como a serra possui uma extensão muito grande será difícil os localizarmos", explicou o tenente coronel, apesar do helicóptero usado na operação.

 

Diversos policiais se espalharam pela mata na tentativa de localizar algum garimpeiro, mas ninguém foi preso.

 

No pé da serra, dois homens foram detidos ao tentarem entrar na região em motocicleta. Com eles foram apreendidos materiais que seriam utilizados para a extração do mineral. "Estou aqui na cidade há dois anos. Cheguei em 2015 na época em que houve a maior movimentação. Na época consegui 200 gramas de ouro, faturei R$30 mil. Voltei pra tentar a sorte", disse um dos detidos que não quis se identificar.

 

Ao entrar na Serra da Borda pode-se notar que as pessoas que estavam no local, saíram correndo deixando tudo para trás. Roupas, sapatos, alimentos, colchonetes, panelas estavam nitidamente sendo usados até alguns minutos antes. "Quando a equipe de frente estava chegando foram vistas diversas luzes de lanternas, o que mostrou a movimentação dos garimpeiros. Eles visualizaram as luzes das viaturas e ouviram o barulho do helicóptero e conseguiram fugir", pontuou Chaves.

 

Sobre a fuga em massa, as instituições de segurança do Estado alegaram que não ficaram surpreendidas porque a ação de desocupação da serra já vinha sendo realizada há alguns dias, através de barreiras policiais que evitam que mais pessoas subissem e prendia os que tentavam descer para comprar alimentação e água.

 

Uma coletiva de imprensa está prevista para hoje às 14h, no Comando Regional da PM do município, para apresentação do resultado oficial da operação.

 

Confira o vídeo que mostra as escavações em área que já está bastante degradada.

 

 O prefeito de Pontes e Lacerda, Alciono Barcelos (PRB), diz que a população quer a regularização da área. "Já há 4 cooperativas formadas para explorar ouro legalmente", afirma. 

 

Ele não acompanhou a operação e nunca entrou na área, que fica a apenas 25 quilômetros da cidade. Mas aposta em uma desocupação pacífica.

 

Diante das dificuldades em interditar de fato este garimpo em Pontes e Lacerda, o secretário Rogers Jarbas havia conseguido fechar agenda com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sobre o assunto, para o dia 31 de janeiro, próxima terça-feira. Mas Moraes desmarcou.

 

Nesta terça oficializa pedido formal para que as Forças Nacionais fiquem no local, depois dos 10 dias iniciais após mais esta tentativa de desintrusão. 

 

Chico Ferreira

Policiais informaram que os garimpeiros escaparam quando viram as luzes das viaturas