ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Lançamento do ICV - Cartilha Conselhos Municipais

O papel da sociedade nesta construção (Meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável)

Data: Sexta-feira, 20/01/2017 00:00
Fonte: Por Sucena Shkrada Resk/ICV

A mais recente publicação do Instituto Centro de Vida (ICV) é a cartilha Conselhos Municipais: o papel da sociedade nesta construção (Meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável) que, em 30 páginas, num formato pequeno e de fácil de leitura, trata da importância da participação e do controle social à promoção dos direitos dos cidadãos e à efetivação de uma gestão pública democrática. A obra é fruto de nossa experiência de chão de assessoramento a conselhos municipais do norte e noroeste do estado de Mato Grosso.


Em cinco capítulos, você obtém informações sobre quais são as características dos conselhos municipais participativos, como se dá na prática a participação social e como são as estruturas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDMRS) e dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (CMMA).

 

Os desafios para implementação também fazem parte do conteúdo, para gerar reflexão sobre como superar esses problemas ao longo do processo. A cartilha ainda oferece dicas de links úteis sobre este tema e bibliografia para que possa aprofundar a pesquisa. O objetivo é promover o estímulo ao exercício de cidadania, que estes espaços propiciam à nossa sociedade.

Confira no: Site - FaceTwitter.

 

Expediente:
Autores: Carina Sernaglia e Eriberto Müller/Diagramação: Diogo Nascimento/Ilustração: Alex Benittes/ Edição e revisão: Sucena Shkrada Resk/Coordenação: Solène Tricaud
Realização: ICV – Apoio: Fundo Vale