ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Trump assume com pior popularidade em 40 anos

Data: Quarta-feira, 18/01/2017 00:00
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

 

Estadao
 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assumirá o cargo na sexta-feira, 20, com índices de popularidade muito mais baixos que seus antecessores na Casa Branca, segundo várias pesquisas divulgadas nesta terça-feira, 17.

 

De acordo com uma pesquisa da emissora ABC e do jornal Washington Post, atualmente 40% dos americanos têm uma opinião “favorável” sobre Trump, frente a 54% que afirmam ter uma impressão “desfavorável” sobre o presidente eleito.

 

A pesquisa relembra os índices de popularidade dos antecessores de Trump antes de chegarem à Casa Branca: Barack Obama (79%), George W. Bush (62%), Bill Clinton (68%), George H.W. Bush (65%), Ronald Reagan (58%) e Jimmy Carter (78%).

 

No entanto, a maioria dos entrevistados disse acreditar que Trump fará um trabalho “bom ou excelente” na condução da economia (61%) e em relação à ameaça terrorista (56%).

 

Uma outra pesquisa, da rede CNN, revela que Trump assumirá a presidência com um índice de aprovação de 40%, o mais baixo da história recente, contra 84% de Obama em 2009, 67% de Clinton e 61% de George W. Bush.

 

Após a publicação dos números, Trump disse em sua conta no Twitter que as pesquisas foram elaboradas pelas mesmas pessoas que apontavam erroneamente sua derrota nas eleições.

 

Há também vários atos convocados para protestar contra Trump, e dezenas de congressistas democratas anunciaram que não participarão da cerimônia de posse do magnata.