ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sindicato dos Bancários critica atitude de vigia que reagiu a roubo

Clodoaldo Barbosa afirma que reagir a assaltos expõe trabalhadores e clientes ao perigo

Data: Quarta-feira, 18/01/2017 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ ÉRIKA OLIVEIRA
 

Divulgação

 

O presidente do Sindicato dos Bancários, Clodoaldo Barbosa, afirmou que a entidade orienta aos seguranças que não reajam à assaltos

 

 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), Clodoaldo Barbosa, criticou a atitude do vigilante João da Cruz, que atirou contra um ladrão durante uma tentativa de assalto à agência do Banco Brasil Estilo, na Avenida Lava-pés, em Cuiabá, no início da tarde desta terça-feira (17).

 

Para Barbosa, a postura do segurança colocou em risco a vida dos bancários e dos clientes que estavam na agência.

 

“Nos últimos dias nós tivemos três situações de trocas de tiros. E isso nos preocupa ainda mais: a questão da reação dos vigilantes. Porque expõe não só os nossos colegas bancários, mas toda a população, os clientes e os transeuntes”, disse o presidente.

 

Conforme apurou a reportagem, quatro homens participaram da tentativa de roubo. Um deles entrou na agência e disse a um funcionário que queria abrir uma conta. Em seguida, chegaram os outros ladrões.

 

O segurança do banco reagiu à tentativa de assalto e houve troca de tiros. Um dos bandidos foi atingido na perna e tórax.

 

Ao MidiaNews, João da Cruz afirmou que levou um tiro no peito, porém não se feriu porque usava colete à prova de balas. Ele também foi atingido no braço e encaminhado para unidade hospitalar.

 

“A orientação do sindicato é de nunca reagir. Quando você reage a um assalto, você não sabe qual será o desfecho. Hoje foram vários tiros dentro de uma agência cheia de clientes”, argumentou Barbosa.

 

Marcus Mesquita/MidiaNews

assalto

Após troca de tiros com vigilante, bandido fica ferido

 

O presidente disse, ainda, que vem cobrando intensamente dos bancos que aumentem os investimentos em segurança nas agências e reforcem o treinamento dos vigias.

 

Além disso, Barbosa acredita que falta uma ação preventiva da Secretaria de Estado de Segurança.

 

“A gente entende que a Segurança Pública está pecando na questão da prevenção. São muitos assaltos e arrombamentos. Então, a gente acredita que os bandidos estão encontrando certa facilidade para agir”, disse.

 

“Quando o ladrão logra êxito, ele não leva só o dinheiro, leva arma de vigilante e é mais uma arma na mão de bandido. E a população fica cada vez mais refém do que está acontecendo”, acrescentou.

 

Presa fácil

 

Segundo o presidente do sindicato, somente este ano foram registrados três assaltos a agências bancárias em Cuiabá, duas com trocas de tiros.

 

No final do ano passado, uma tentativa de assalto a uma cooperativa de crédito em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá) também culminou na troca de tiros entre bandido e vigia.

 

De acordo com a Polícia Militar, o criminoso tentou entrar com um simulacro, mas o segurança reagiu e atirou seis vezes.

 

Conforme Barbosa, na semana passada foram registrados também duas explosões a caixas eletrônicos em Rosário Oeste (128 Km ao Norte de Cuiabá) e Mirassol D’Oeste (300 Km da Capital).

 

“São instituições que mexem com muito dinheiro e isso atrai bandido, não tem jeito”, justifica.

 

O presidente, que pretende se reunir com o secretário de Segurança Pública do Estado, Rogers Jarbas, na próxima semana, orienta que os clientes tenham mais cautela ao efetuarem transações nas agências.

 

“Nós pretendemos trabalhar de forma conjunta: a Segurança Pública, os bancos... E dar orientação aos clientes, de evitar sacar e carregar grandes volumes”, finalizou.

 

Veja os vídeos: