ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Município de Aripuanã comemora seu 73° aniversário de emancipação política

Aripuanã foi emancipado em 31 de dezembro de 1943. O município, atualmente tem uma área de 24.603,13Km².

Data: Sábado, 31/12/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

 

 

O Município de Aripuanã completa neste sábado, dia 31 de dezembro, 73 anos de emancipação política. Neste dia é instituído feriado municipal, em razão de a data ser comemorativa ao aniversário da Cidade, conforme Lei nº 409/2000.

 

Aripuanã foi emancipado em 31 de dezembro de 1943, mas durante 23 anos foi uma cidade sem sede definida. Somente no ano de 1966, a mando do então governador Pedro Pedrossian, o experiente piloto Amauri Furquim, sobrevoou o território do município.

 

No dia 26 de julho do mesmo ano, Amauri Furquim, chegou ao local acompanhado de bravos pioneiros para procurar pelo lugar de instalação da sede definitiva, escolhendo um dos lugares mais belos do Brasil, localizado junto às cachoeiras Andorinhas e Dardanelos. A origem do nome Aripuanã é indígena Apiacá, que significa Água de Pedra.

 

O município, atualmente tem uma área de 24.603,13Km², mas no passado chamou a atenção pela sua dimensão territorial, que em 1943, ao ser criado, passou a ser um dos maiores municípios do mundo com uma área de 145.510Km², abrangendo os territórios dos atuais municípios de Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Castanheira, Cotriguaçú, Juína, Juruena, Nova Monte Verde, Paranaíta, Rondolândia e Colniza.

 

Sua base econômica esta alicerçada na indústria extrativa, principalmente a madeireira e na agropecuária. A cidade também tem grande potencial turístico, pois possui belíssimas cachoeiras como os Saltos das Andorinhas e de Dardanelos. Aripuanã tem ainda um alto potencial mineral, com expectativa da implantação de uma mina de zinco, cobre e chumbo.

 

Ao longo de seus mais de 70 anos, Aripuanã acolheu pessoas de várias regiões do Brasil que ajudaram, com muita força de vontade, construir a história do Município. Parabéns, principalmente, a população, que acredita, luta, trabalha e hoje colhe frutos por ter escolhido viver aqui.