ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito eleito de Osasco, Rogério Lins, passa noite preso em Cadeia Pública na cidade

Lins estava foragido desde 6 de dezembro e se entregou à PF neste domingo. Ele e outros 13 vereadores de Osasco são acusados de contratar funcionários fantasmas.

Data: Segunda-feira, 26/12/2016 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo
 
 

De acordo com o boletim de ocorrência, Lins desembarcou de Miami, nos Estados Unidos, às 5h, se apresentou à Polícia Federal, e foi encaminhado para a Polícia Civil, na Deatur (Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista) de Cumbica, onde a ocorrência foi registrada.

 

Como Lins está preso em uma cadeia de transição, onde os presos são levados temporariamente antes da transferência para Centros de Detenção Provisória (CDP), ele não pode receber visitas de familiares, somente de advogados. Por enquanto, não há precisão de transferência.

 

Rogério Lins estava foragido desde o dia seis de dezembro, quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em mais uma fase da operação Caça-Fantasmas, do Ministério Público de São Paulo.

 

Ele e mais 13 vereadores são acusados de contratar funcionários públicos fantasmas que não apareciam para trabalhar. Entre os vereadores acusados, seis foram reeleitos. Segundo o Ministério Público, os políticos ainda ficavam com parte dos salários. Como não se trata de crime eleitoral, eles foram diplomados por procuração.

 

Se Rogério Lins ainda estiver preso no próximo domingo (1º), data da diplomação, quem tomará posse é a sua vice, Ana Maria Rossi (PR). Ana Maria é esposa do ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi.

 

Caso Lins seja liberado até o dia 1ºde janeiro ele poderá assumir a Prefeitura porque ele foi diplomado na Justiça Federal por uma procuração.

 

Lins foi vereador no período de 2009 até 2012 e reeleito em 2013 para o mesmo cargo. Ele também já foi secretário da Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco e diretor de Esportes.

 

 

Vídeo
Antes de embarcar para o Brasil, Lins gravou um vídeo negando as acusações. O material foi publicado por sua assessoria de imprensa no perfil do político no Facebook. No vídeo, ele afirma que estava em férias com a família no exterior, e alega que em seu gabinete "não existem funcionários fantasmas". O prefeito eleito também diz respeitar o Ministério Público e a Justiça, e que está retornando ao país "para que tudo fique esclarecido".

 

Operação Caça-Fantasmas
Desde o início da operação, 73 mandados de busca foram cumpridos. A denúncia foi oferecida no início de dezembro contra 217 pessoas, entre vereadores, assessores e fantasmas. Mais de 200 pessoas foram afastadas.

 

Dos vereadores presos, sete foram reeleitos nas eleições deste ano para mais um mandato. Entre eles, o Alex da Academia do PDT, o quarto mais votado.

 

Mais de 200 pessoas foram afastadas de seus cargos cautelarmente pela Justiça, a pedido do Ministério Público de São Paulo. A operação coordenada pelo promotor de Justiça Gustavo Albano estima que o esquema desviou R$ 21 milhões.

 

Também foram presos os vereadores Toniolo, Josias da Juco, Karen Gaspar e Valmomiro Ventura, entre outros.

 

Os advogados da maioria dos vereadores presos disseram que vão tomar conhecimento das acusações antes de falar. Já os advogados dos vereadores Toniolo e Josias da Juco negam qualquer hipótese de funcionários fantasmas em seus gabinetes.

 

Prefeito Eleito
Rogério Lins (PTN) foi eleito prefeito de Osasco (SP) para os próximos quatro anos. Com 91% das seções apuradas, Lins teve 218.779 votos (61,21%). O atual prefeito Jorge Lapas (PDT) teve 138.625 votos (ou 38,79%).

 

Rogério Lins (PTN), de 38 anos, disse após saber de sua vitória que irá "tocar a Prefeitura" como fez com suas empresas. "Eu tive duas empresas na cidade, foram muito bem sucedidas". Lins ainda disse que quer "respeitar o dinheiro público da nossa população, é tolerância zero com a corrupção".

 

Lins, que derrotou o atual prefeito que se disputava a reeleição, Jorge Lapas, disse que irá rever todos os contratos vigentes. "Se não tiver prazo, qualidade e bom preço não vai trabalhar na cidade enquanto eu tiver administrando. Então com isso vai sobrar dinheiro pra gente gastar no que é prioridade".

 

Rogério Lins, prefeito eleito de Osasco (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Rogério Lins, prefeito eleito de Osasco (Foto: Marcelo Brandt/G1)