ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Lista de aprovados para a segunda fase da Unicamp é divulgada hoje

Data: Terça-feira, 13/12/2016 00:00
Fonte: Jornal do Cruzeiro

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça-feira (13) a lista dos aprovados para a segunda fase do vestibular 2017. Ao todo, 15.390 candidatos foram selecionados para a próxima etapa.



Os candidatos podem verificar a relação completa no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pelo exame. A comissão também divulgou os novos locais de prova da segunda fase, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017.



A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. As provas acontecerão em Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.



Os candidatos disputam uma das 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação da instituição. A Comvest alerta que os estudantes devem ficar atentos as datas das provas de habilidades específicas de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, que ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro de 2017.



Os candidatos terão acesso à nota que obtiveram na primeira parte do exame no dia 21 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada em 13 de fevereiro de 2017, e os candidatos selecionados devem realizar a matrícula não presencial entre os dias 14 e 15 de fevereiro.



A Unicamp não adota o sistema de cotas, mas concede bonificação nas notas da primeira e segunda fases para alunos. Todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas recebem 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase.



Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas têm além desses, outros 20 e 30 pontos respectivamente na primeira e na segunda fases.



A lista de livros obrigatórios reúne 12 obras e é composta por diferentes gêneros e extensões, que inclui romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos sem sobrecarregá-lo no volume de leituras.

 

Primeira fase

De acordo com a Comvest, 67.143 candidatos fizeram a prova da primeira fase, que foi realizada no dia 20 de novembro. A taxa de abstenção foi de 8,6%, um pouco superior ao registrado em 2015, com 8,2%.



Professores de cursinho ouvidos pela reportagem afirmaram que a primeira etapa exigiu bom domínio do conteúdo, sobretudo nas questões interdisciplinares, e acertou no formato.



O exame foi difícil e precisava não só de atenção, mas também do exercício de diferentes habilidades, segundo eles.



"A Unicamp, entre os vestibulares até agora, foi a que teve maior exigência de conteúdo", afirmou Marcelo Carvalho, coordenador-geral do curso Etapa.



As 13 perguntas interdisciplinares foram o diferencial da prova. "O aluno realmente precisava de informações de duas disciplinas para responder", disse o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, de Campinas (interior de São Paulo), Célio Tasinafo.



Para a coordenadora do colégio e curso Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, "o aluno tinha que ter domínio dos conceitos e boa interpretação textual"



O coordenador do Etapa afirmou que as interdisciplinares pediram tempo para resposta e foram, ao mesmo tempo, o ponto de destaque e de mais dificuldade. "Uma questão ou outra pode ter pecado pela especificidade, mas é interessante porque o mundo de hoje é isso."



"A prova estava bem estruturada, de média para difícil", declarou Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares. De acordo com ele, o grau de exigência pesou especialmente para os alunos de humanas, por conta de biologia, que "se ateve a detalhes não muito usuais [no ensino médio]", e matemática. (Folhapress)