ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cubanos de Miami festejam morte de Fidel e proclamam 'Cuba livre'

Data: Sábado, 26/11/2016 00:00
Fonte: AFP - Agence France-Presse

Eles gritam "Cuba livre!" e "Liberdade, liberdade!", tomam banho de champanhe, tiram selfies e fazem vídeos, cantam, tocam tambores e batem panelas. Milhares de cubanos no exílio comemoraram a morte de Fidel Castro e Miami está em festa.

 

"É triste que as pessoas comemorem a morte de uma pessoa, mas é que essa pessoa nunca devia ter nascido", disse Pablo Arencibia, um professor de 67 anos que saiu de Cuba há 20 anos.

 

"Satanás é quem tem que se preocupar agora, porque Fidel vai para lá e vai querer tirar seu posto", brincou, quase inaudível, em meio a panelaços, tambores, buzinaços e palavras de ordem que acordaram os vizinhos.

 

Segundo o Centro de Pesquisas Pew, há dois milhões de cubanos nos Estados Unidos e 68% deles vivem na Flórida.

 

Com comentários como "demorou muito" e "agora falta Raúl", mais de mil pessoas em Little Havana e outro tanto em Hialeah - dois bairros de Miami que são redutos do exílio cubano - cantam, dançam e se abraçam para comemorar a morte, na sexta-feira, do líder de 90 anos. Destes dois bairros, várias gerações de exilados cubanos acompanharam de perto a atualidade do outro lado do Estreito da Flórida.

 

Alguns cantavam o hino de Cuba, outros estouram garrafas de champanhe no meio da multidão, que grita "Viva Cuba!" e improvisa rodas de tambores.

 

Os vizinhos acordam com os buzinaços que enchem as ruas e saem para festejar praticamente de pijamas. Gente de todas as idades e, inclusive alguns americanos, soma-se à festa.

 

"É um grande momento para a comunidade cubana e estou com eles", disse Debbie, uma aposentada americana, originária da Flórida, que não quis dar mais dados. "Vivo em Little Havana e isto é grande parte das nossas vidas. A comunidade sempre está unida".

 

Debbie e sua amiga cubana, Aymara, comemoram em frente ao emblemático Café Versailles, um ponto de encontro dos cubanos no exílio que, ao longo de décadas, viu muitos protestos e muito poucos motivos de comemoração.

 

"Durou demais"

Ao meio dia de sábado, a rua 8, na Little Havana, permanecia lotada de pessoas em festa desde a madrugada. Jovens e idosos exibiam bandeiras cubanas e americanas, enquanto os motoristas os saudaram com buzinaços.

 

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou em um comunicado que se unia "aos cubano-americanos de todo o país que estão incrivelmente esperançosos com o futuro de Cuba".

"Após décadas de opressão, o povo cubano merece liberdade, paz e democracia", acrescentou o governador republicano, colocando-se no mesmo tom do sentimento dos cubanos nas ruas.

 

Também compartilharam esta visão o senador pela Flórida Marco Rubio e a representante Ileana Ros-Lehtinen, dois congressistas de origem cubana, conhecidos por suas críticas ao regime dos irmãos Castro.

 

"A história não absolverá Fidel Castro", disse Rubio. "Será lembrado como um ditador cruel e assassino que trouxe miséria e dor ao seu próprio povo".

 

"A morte de Fidel Castro encerra uma era de repressão e opressão, (é uma) oportunidade para um novo capítulo democrático em Cuba", disse Ros-Lehtinen no Twitter.

 

Mas além da celebração pelo fim de uma era, os cubanos de Miami não estavam muito otimistas com o futuro da ilha.

 

"Demorou demais e houve muita morte pelo caminho, mas não acho que sirva de algo", afirmou Aymara, também receosa com sua identidade.

 

Algumas bandeiras venezuelanas tremulavam entre as cubanas e as americanas, e palavras de ordem eram ouvidas contra o governo de Nicolás Maduro.

 

Os mais jovens faziam vídeos no Facebook Live, postavam fotos no Instagram e transmitiam a festa por FaceTime e Skype a seus amigos e parentes na ilha, sentindo o peso de um momento histórico.

 

Diferentemente dos cubanos - a maioria, aposentados - que se reuniram no mesmo lugar para comemorar a vitória de Donald Trump à Presidência americana há três semanas, desta vez havia manifestantes de todas as idades.

 

"Os que diziam que o exílio era coisa de velhos, vejam aqui que esta é uma resposta extremamente eloquente de que o exílio continua vivo e que a ânsia por uma Cuba democrática e progressista estão em todos os cubanos", disse Arencibia.