ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Decisão de Trump de deixar Parceria Transpacífico abre espaço para China

TPP não pode entrar em vigor sem os Estados Unidos. China trabalha para colocar em vigor Parceria Abrangente Econômica.

Data: Terça-feira, 22/11/2016 00:00
Fonte: Da REUTERS
 
 
 
 
O presidente eleito Donald Trump em vídeo em que fala sobre ações que emitirá em seu primeiro dia de governo (Foto: Reprodução/ YouTube/ Transition 2017)
O presidente eleito Donald Trump em vídeo em que fala sobre ações que emitirá em seu primeiro dia de governo (Foto: Reprodução/ YouTube/ Transition 2017)
 

A Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) não tem praticamente nenhuma chance de funcionar agora que o presidente eleito Donald Trump anunciou que vai retirar os Estados Unidos, segundo análise de integrantes do grupo. A decisão abre caminho para a China assumir a liderança no comércio da região.



O Japão e a Austrália expressaram seu compromisso com o acordo nesta terça-feira (22), horas após Trump ter prometido se retirar da Parceria Transpacífico, formada por 12 nações, em seu primeiro dia no cargo. Ele considera o acordo "um desastre potencial para o nosso país".

 

A declaração de Trump pareceu aniquilar todas as esperanças para o acordo, uma iniciativa comercial do presidente Barack Obama, elaborado durante cinco anos para cobrir 40 % da economia mundial.

 

O TPP, que visa reduzir barreiras comerciais em algumas das economias com o crescimento mais rápido da Ásia e se estender do Canadá ao Vietnã, não pode entrar em vigor sem os Estados Unidos. Ele requer a ratificação de pelo menos seis países que respondam por 85 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) combinado dos países membros.

 

A China tem buscado promover sua própria versão de um pacto comercial da Ásia-Pacífico, chamado de Parceria Abrangente Econômica Regional (RCEP, na sigla em inglês), que exclui os Estados Unidos. Trata-se de um acordo comercial mais tradicional, que envolve cortar tarifas em vez de abrir economias e estabelecer padrões trabalhistas e ambientais como a TPP faria.

 

Em sua última viagem internacional com presidente, o presidente Barack Obama pediu aos líderes europeus e latinos para dar um tempo e não supor o pior sobre a administração Trump. 

 

"Esperem até que a administração esteja em andamento, até que esteja de fato montando suas políticas, e aí vocês podem fazer seus julgamentos sobre se são ou não consistentes com o interesse da comunidade internacional em viver em paz e prosperidade juntos", declarou Obama, em Lima.