ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Simno realiza 8ª Assembleia Geral Ordinária de 2016

A reunião do Simno também abordou as discussões envolvendo o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV).

Data: Quarta-feira, 19/10/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

 

 
 

A 8ª Assembleia Geral Ordinária de 2016 do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), foi realizada na última quinta-feira (13) na sede do sindicato em Juína e contou com a presença de empresários associados que foram atualizados em relação aos assuntos destaques do setor no estado.



O presidente Roberto Rios Lima iniciou a reunião já abordando sobre a eleição da nova diretoria da Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU), que ficará responsável pelos trabalhos no terreno doado pelo município, em forma de comodato, para que o setor possa desenvolver o projeto de compostagem e também, futura geração de energia elétrica.



"Nós elegemos a nova diretoria que será responsável por conduzir os trabalhos pelos próximos dois anos no terreno, cuidando do resíduo, fabricação da compostagem e no futuro viabilizar a instalação de uma indústria de Biomassa Florestal, que ficará a cargo da produção elétrica", disse.



De acordo com Rios, no que se refere a compostagem, após os testes feitos onde obteve-se resultado acima do esperado em pequena escala, será implantando na área localizada na MT-170 próximo ao Frigorífico JBS já nos próximos dias, um campo experimental com capim nas dimensões de 50m x 50m.



Outro resultando surpreendente foi o uso da compostagem na lavoura de café. "O secretário de agricultura de Aripuanã me visitou há algum tempo e levou algumas amostras do produto que foi utilizado na adubação do café plantado em uma área localizada nos Assentamentos Rurais daquele município, o resultado foi animador e ele voltou querendo comprar 200 toneladas do produto para adicionar no cafezal", contou.



Desta forma, a compostagem também se consolidou como excelente melhorador de solo para utilização em plantações de café.



Falando sobre as reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), o presidente destacou a grande parceria que o setor firmou com Ricardo Russo, representante do Instituto WWF Brasil. "Ele tem feito um grande trabalho em Brasília e até fora do país incentivando o uso responsável da madeira nativa em projetos de  arquitetura para casas e prédios, elaborando material de divulgação dos ativos do setor florestal e desta forma ajudando o setor".



A reunião do Simno também abordou as discussões envolvendo o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV), que foi apresentado pelo vice-presidente Paulo Veronese e que também foi pauta nas reuniões do CIPEM e FIEMT, disse que está em análise no Conama uma solicitação de prorrogação de prazo para protocolar os estudos sem perder a condição atual do índice que é de 45% no desdobro da tora para madeira serrada.



Além dos associados, a reunião do sindicato também contou com a presença do Geólogo Willian Zan, filho do empresário e Diretor do Sindicato Sr. Gildo Cesar Zan, Willian  tem prestado serviço para associações de garimpeiros em todo o estado e também se colocou a disposição em Juína. Outros participantes foram: Giovani e Tiago da 7 Sistemas e o tributarista Roberto Freitas.