ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ataques deixam dezenas de mortos em Bagdá

Explosão em bairro xiita foi o mais violento e deixou ao menos 41 mortos. Posto da polícia e a família sunita contrária ao EI também foram alvos.

Data: Sábado, 15/10/2016 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo
 
 
Homem-bomba provoca explosão em distrito no norte de Bagdá, neste sábado (15) (Foto: Ahmed Saad/Reuters)
Homem-bomba provoca explosão em distrito no norte de Bagdá, neste sábado (15) (Foto: Ahmed Saad/Reuters)
 

Ataques deixaram ao menos 55 mortos em Bagdá, neste sábado (15). O mais violento deles foi uma explosão provocada por um homem-bomba no bairro de Al Shaab, de maioria xiita, onde ao menos 41 pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas.



O alvo eram os xiitas que participavam da comemoração religiosa da Ashura no bairro de Al Shaab no norte da capital iraquiana, por volta da hora do almoço, segundo a Efe. As forças de segurança cercaram a área diante do temor de novos ataques.

 

A festa lembra o martírio do imã Hussein - um neto do profeta Maomé assassinado no século VII -, que é o episódio fundador do xiismo. Os atentados de extremistas sunitas contra fiéis xiitas são frequentes no Iraque durante a Ashura e causaram a morte de centenas de pessoas nos últimos dez anos.



Os outros ataques aconteceram, segundo a Reuters, contra um posto de controle da polícia e a família de um parlamentar sunita contrário ao Estado Islâmico.



A escalada de ataques ocorre num momento em que forças iraquianas se preparam para uma ofensiva para retomar Mosul, última cidade iraquiana ainda sob controle do Estado Islâmico.