ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Defensores Públicos Federais tomam posse para atuar em Juína

Data: Sexta-feira, 14/10/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

 

Defensores Públicos Federais tomam posse para atuar em Juína
Foto: Ilustração
 

Foram empossados nesta terça-feira (06), em Brasília, dois novos defensores públicos federais, Luiz Izidro da Silva Neto e Vanessa Bongiolo Brogni, em solenidade perante os membros do Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU). Ambos terão exercício na DPU de Juína (MT), noroeste do estado, distante 734 quilômetros da capital, Cuiabá. A unidade está em processo de instalação.

 

Natural de Maceió (AL), Luiz Izidro da Silva Neto era analista judiciário do Superior Tribunal de Justiça. Ele agradeceu o apoio da família e elogiou a qualidade das peças jurídicas da DPU, as quais teve acesso no STJ. Já Vanessa Bongiolo Brogni, natural de Criciúma (SC), era analista do Ministério Público.

 

A chegada dos novos defensores foi definida pelo defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz, como o fortalecimento de um ideal.

“Os senhores passam a compor não somente uma instituição, mas um ideal de Justiça e cidadania em construção”, afirmou. Carlos Paz também ressaltou o impacto dos novos empossados na unidade de Juína: “O primeiro desafio dos senhores, como pioneiros, é mostrarem-se essenciais, prestando serviço de excelência e transformando a vida da comunidade local por meio da presença da Defensoria”.

 

Saudados também pela defensora Carolina Botelho, membro do CSDPU, os defensores ouviram o relato da experiência dela: “Eu acreditava que seria eu a transformadora das vidas das pessoas, mas cada caso por mim defendido me transformava profundamente. Nem todos os assistidos são pessoas injustiçadas, mas nós não estamos aqui para defender ‘os bons’, estamos aqui para defender que tem direito, e cidadania é um direito de todos”.

 

Em nome da Associação Nacional dos Defensores Públicas Federais (Anadef), a defensora pública federal Michele Leite, parabenizou os novos membros e apresentou a Anadef como instituição que promove a união da carreira e a melhoria das condições de trabalho.

 

“Quando os senhores estiverem na DPU, serão defensores públicos. Quando não estiverem na DPU, ainda serão defensores públicos”, afirmou ela, ressaltando o caráter vocacional da carreira.

 

Os novos membros da carreira tiveram as nomeações publicadas na Portaria 500.

 

Estiveram presentes à posse os membros do CSDPU, defensores públicos federais João Paulo Gondim Picanço; Flávia Borges Margi; Karina Rocha Mitleg Bayerl; Leonardo Cardoso de Magalhães; Carolina Botelho Moreira de Deus; e Thomas de Oliveira Gonçalves.

 

Também participaram da cerimônia, defensores federais e servidores.