ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: Oposição na AL critica falta de investimentos na saúde

Data: Quarta-feira, 12/10/2016 00:00
Fonte: Fernanda Leite, repórter do GD

 

Atrasos nos repasses para hospitais públicos do Estado virou tema de discussão entre os deputados da oposição Zeca Viana (PDT) e Janaina Riva (PMDB) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal’Bosco (DEM). O assunto foi debatido na sessão plenária desta quarta-feira (11).

 

Janaina Riva comentou que uma denuncia foi protocolada no Ministério Público Estadual (MPE) e na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) pelo secretário municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Junior, em onde ele fala da gravidade da situação e informa já ter encaminhado duas notificações extrajudiciais à Secretaria Estadual de Saúde pela falta de repasses de R$ 15 milhões. “Está causando pânico, chocou Mato Grosso. O secretário denunciou a calamidade da saúde pública na Capital e está fazendo referencia em todos os hospitais regionais que também sofre com atrasos”, discursou.

 

Para a deputada, o Executivo não estaria tratando a saúde pública como prioridade.

 

O deputado Zeca Viana também discursou contra o governo e orientou o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, a pedir exoneração do cargo, porque existe um pedido da Controladoria Geral da União (CGU) solicitando explicações de R$ 25 milhões repassados pelo governo Federal para serem investidos em programas contra o combate ao aedes aegypti (mosquito-da-dengue). “A CGU notificou a secretaria porque a União quer explicações dos gastos, porque não tem comprovante de nada do uso deste recurso para combater o mosquito-da-dengue, a Zica vírus. Eu disse para o secretário João Batista, que é uma pessoa que eu conheço para tomar cuidado ao risco de ser preso. O Taques não está preocupado com isso. Ele está na Zona de conforto e sabe que isso não o atinge, mas sim o secretário”, criticou.

 

O primeiro-secretário da Casa, Nininho comentou em poucas palavras que em Rondonópolis, a situação da saúde pública é preocupante. “ A parte para Cuiabá o Estado disse que está quitando, mas em Rondonópolis, a preocupação é grande, existe a questão da paralisação dos médicos. A situação é preocupante e temos que achar soluções”, lamentou.

 

O líder do governo, Dilma Dal’Bosco atribuí a culpa do caos na saúde ao ex-governador Silval Barbosa (PMDB), preso há mais de um ano por corrupção.

 

“Esse governo desviou dinheiro de vários fundos, como do Fundo da Erradicação da Pobreza e outros.Usaram o Fethab para quitar folha salarial de servidores. Não tinha compromisso algum com equilíbrio. Para aumentar salários de categoria deixava os sindicatos decidirem como queriam os aumentos que foram descontrolados. Eu era oposição a este governo. Temos que ter seriedade e reconhecer que esses problemas foram herdados”, criticou.

 

Dilmar lembrou ainda que o governo anterior, deixou atrasar os repasses aos municípios em 1 ano. E na saúde os atrasos duraram quase 5 meses. “Depois eles queriam pagar 50% as cidades e depois queriam dar 50% em óleo diesel. Temos que achar a solução para esses problemas. Não tem como comparar, deixaram tudo pra este governo”, finalizou.