ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

PF vai ajudar a apurar ataque que feriu vice e matou candidato, diz ministro

José Eliton (PSDB) foi baleado durante uma carreata, em Itumbiara, Goiás. Candidato a prefeito e PM morreram no ataque; advogado também se feriu.

Data: Quinta-feira, 29/09/2016 00:00
Fonte: Vitor Santana e Fernanda Borges Do G1 GO
 
 
 
 
Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, visitou o vice-governador de Goiás em hospital, em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)
Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, visitou o vice-governador de Goiás em hospital (Foto: Vitor Santana/G1)
 

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, chegou a Goiânia, no fim da manhã desta quinta-feira (29), para visitar o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), baleado em um atentado durante uma carreata, em Itumbiara, no sul do estado. Ele repudiou o atentado e destacou que a Polícia Federal vai ajudar na apuração do caso.



“A investigação é conduzida por uma força-tarefa das polícias Civil e Militar de Goiás. Pelo que apuramos até agora, esse fato é um ponto fora da curva. Um fato lamentável. Solicitei que o diretor da Polícia Federal desse todo o apoio necessário à Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Estamos com três delegados e quatro equipes da Polícia Federal em Itumbiara”, destacou.

 

O ministro ressaltou, ainda, que equipes da Polícia Federal vão permanecer na cidade até a realização das eleições municipais, no próximo domingo (2).



"A princípio, a investigação continua sendo conduzida pela Polícia Civil de Goiás, mas com o apoio da PF. Se ficar comprovado algum crime político ou eleitoral, pode haver o deslocamento de competência. Mas sempre em parceria com as polícias locais”, disse Moraes.

 

O ministro permaneceu por cerca de uma hora no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), acompanhado de uma comitiva. “Vim aqui para prestar a solidariedade ao vice-governador José Eliton, que é meu amigo. Trabalhamos juntos e temos um bom relacionamento dentro da área de segurança pública. Ele está bem, fora de perigo”, disse o ministro logo após a visita.

 

José Eliton segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Segundo boletim médico, divulgado nesta manhã, o quadro de saúde é considerado regular. Ele está consciente e passou por vários exames.

 

Vice-governador de Goiás é baleado; candidato a prefeito morre  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
José Eliton ao lado de Zé Gomes, momentos antes do atentado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 

Ataque
O atentado ocorreu durante uma carreata, na quarta-feira (29). Além de ferir José Eliton, um atirador matou o candidato à Prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, e o policial militar Vanilson João Pereira, de 36 anos, que fazia a segurança do vice-governador.



O advogado da prefeitura da cidade, Célio Rezende, de 62 anos, também foi baleado e segue internado no Hugol. Ele também tem quadro de saúde regular.

 

Imagens mostram o tumulto e barulho de tiros no momento do atentado. Um vídeo também flagrou o atirador durante os disparos (assista abaixo). Segundo a Polícia Civil, o homem foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da Prefeitura de Itumbiara.

 

O deputado federal Jovair Arantes (PTB), que também estava no veículo que foi alvo do ataque, contou que o atirador estava sozinho em um carro que seguia na pista contrária à do comboio.

 

"Todo mundo achou que vinha pegar na mão, mostra um papel para o Zé [José Gomes]. De repente, ele sacou a pistola e começou a atirar a esmo. Graças a Deus que um segurança da responsabilidade da vice-governadoria estava presente e matou o cara", afirmou.

 

A Executiva do PSDB Goiás divulgou nota lamentando o atentado. "José Gomes da Rocha liderava as pesquisas entre os candidatos a prefeito de Itumbiara. Foi um homem honrado, trabalhador e muito querido, sobretudo pela população. A Executiva presta sua homenagem ao segurança Vanilson, também vítima fatal do atirador. Muito triste haver pessoas capazes de atos de tamanha violência e covardia".

 

Governo
O vice-governador, que também é secretário de Segurança Pública do estado, estava como governador em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 deste mês para uma missão comercial nos Estados Unidos.



Enquanto Perillo não retorna a Goiás, o presidente da Assembleia Legistaltiva, Hélio de Sousa (PSDB), será o governador em exercício. Ainda não há previsão de quando a comitiva volte ao estado.



Sousa também acompanhou a visita do ministro ao vice-governador e destacou que José Eliton está bem. “Ele está tranquilo e em boas condições de saúde. O vice-governador está na UTI apenas por precaução. Sobre o ocorrido, ele disse apenas que foi tudo muito rápido e que só percebeu quando foi baleado”, contou.

 

O governador em exercício também falou sobre uma conversa que teve com Marconi Perillo. “A orientação é que seja feito tudo o que for preciso para investigar esse caso. A situação em Itumbiara está controlada e esse foi um fato isolado”, destacou.



Nota do TSE
Responsável pela condução das eleições municipais deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, informou, por meio de sua assessoria, que repudia o atentado que matou o candidato à Prefeitura de Itumbiara.

 

A assessoria do TSE ressaltou que, no início do mês, Gilmar solicitou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que a Polícia Federal investigue todos os casos de assassinatos de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

 

Autoridades e políticos também divulgaram notas de repúdio ao atentado ocorrido em Itumbiara, no sul goiano. Nos comunicados, eles lamentam o ocorrido e enviam mensagens de consolo às famílias das vítimas.

 

Velório do candidato a prefeito Zé Gomes morto em tiroteio em Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Velório do candidato a prefeito Zé Gomes, morto em tiroteio em Itumbiara (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 

Velório
O corpo de Zé Gomes é velado no Teatro Municipal Maria Pires Perillo, desde as 7h desta quinta-feira. O corpo do policial militar também é velado em Itumbiara, mas em uma sala da Funerária Santa Rita, no Centro.

 

Tanto o enterro de Zé Gomes quanto o de Vanilson Pereira estão previstos para o fim desta tarde. O prefeito de Itumbiara, Chico Balla (PTB), declarou luto oficial de três dias na cidade, portanto todas as repartições públicas municipais estão fechadas.

 

Perfil de José Eliton
Natural de Rio Verde, no sudoeste goiano, José Eliton (PSDB) foi eleito vice-governador do Estado de Goiás com o governador Marconi Perillo (PSDB) e reeleito em 2014. Ele é formado em direito e já atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). No ano passado, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).

 

O político foi convidado pelo governador a assumir a Secretaria de Segurança Pública no dia 24 de fevereiro deste ano, substituindo Joaquim Mesquita. A troca aconteceu dois dias após a morte da estudante Nathália Zucatelli, 18 anos, baleada ao sair de um cursinho pré-vestibular, no Setor Marista, em Goiânia.



Perfil de José Gomes
José Gomes da Rocha, de 58 anos, começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador em com apenas 18 anos. Depois, se elegeu deputado federal por quatro vezes, entre 1989 e 2003 e deputado estadual, logo em seguida. O político também ocupou a prefeitura de Itumbiara por dois mandatos, entre 2005 e 2012.

 

Após deixar o governo, conseguiu eleger seu candidato, o atual prefeito da cidade, Chico Balla (PTB). Em 2013, José Gomes foi nomeado como presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).