ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito cassado é condenado por porte ilegal de munição em MT

Walace Guimarães tentou embarcar com material em aeroporto. Para juiz, prefeito cassado tinha plena consciência do ato praticado.

Data: Terça-feira, 27/09/2016 00:00
Fonte: Carolina Holland Do G1 MT
 
 
Prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (PMDB). (Foto: Reprodução/TVCA)
Prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães
(PMDB). (Foto: Reprodução/TVCA)
 

O prefeito cassado de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Walace Guimarães (PMDB), foi condenado por porte ilegal de munição. Em 2013, ele foi preso em flagrante quando tentava embarcar com o material na bagagem de mão, no Aeroporto Marechal Rondon, no município.

 

O G1 não conseguiu falar com o advogado de Guimarães.

 

As munições, dez no total, foram detectadas no setor de raio-x. A condenação foi de dois anos de prisão em regime aberto, porém, a pena foi substituída por pagamento de cinco salários mínimos (R$ 4,4 mil) e comparecimento bimestral em juízo.

 

A decisão é do juiz Luis Augusto Gadelha, da Quinta Vara Criminal de Várzea Grande, e foi proferida no dia 23 de setembro.

 

Na ocasião em que foi preso, Guimarães disse ter sido vítima de armação e que não sabia que as munições estavam em sua bagagem.

 

A supervisora de raio-x do aeroporto, entretanto, informou à polícia que Walace lhe disse que o material poderia ter sido deixado pelo filho dele na bagagem de mão ou então teria sido trazido por descuido quando voltava de uma fazenda.

 

O juiz entendeu que Guimarães tinha plena consciência do ato praticado e condenou o réu a dois anos de reclusão em regime aberto. Mas, considerou que o crime não foi cometido com violência ou ameaça e que o réu é primário. Por isso, substituiu a pena por pagamento de cinco salários mínimos, cujo valor deverá ser revertido a entidades assistenciais, e comparecimento em juízo a cada dois meses para comprovar endereço fixo e ocupação lícita. 

 

O juiz decretou ainda a perda das munições apreendidas, que deverão ser encaminhadas para o Exército Brasileiro.