ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Candidatos devolvem carta de comprometimentos à sociedade civil de Cotriguaçu

Data: Terça-feira, 27/09/2016 00:00
Fonte: Por Sucena Shkrada Resk/ICV

 

Logo_Mov_Mun_SustentaveisUma mobilização de ativismo cidadão teve início no município de Cotriguaçu, localizado no noroeste mato-grossense, no dia 20 de agosto, e resultou em uma carta de prioridades socioambientais e de melhoria da gestão pública municipal. O documento foi analisado pelos três candidatos a prefeito do município – Jair Klasner, Olírio Oliveira dos Santos e Rosangela Aparecida Nervis – que fizeram a devolutiva por meio de cartas, na qual se comprometem com a maior parte das metas propostas. A iniciativa faz parte do Movimento Municípios Sustentáveis, que envolve outras cidades na região Norte do Estado e tem como proposta consolidar um sistema de gestão participativa e a construção de um Observatório Social da Gestão Pública.


Na agenda de metas propostas pela sociedade civil, os candidatos se comprometeram com ações, como a realização de campanhas de conscientização e estabelecimento de parcerias efetivas para o combate a queimadas, a melhoria das estruturas do viveiro municipal e recuperação de 570 ha de Áreas de Proteção Permanente (APPs). Ao mesmo tempo, também afirmaram que fortalecerão a regularização fundiária e a manutenção e fortalecimento da feira, das cooperativas e das associações de produtores rurais e da Associação de Produtores de Leite de Cotriguaçu (Aproleite), entre outras ações.

 

O Movimento Municípios Sustentáveis teve início no dia 02 de agosto e já resultou nas cartas de prioridades da sociedade civil e comprometimentos de candidatos de Paranaíta, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte, Carlinda, Apiacás e Nova Bandeirantes, além de Cotriguaçu.

 

Informações sobre a mobilização podem ser consultadas no hotsite (www.movimentomunicipiossustentaveismt.wordpress.com), no qual são encontradas as cartas, o processo das oficinas e os planos de metas municipais (construídos com a participação de conselhos municipais, entre outros), que constituem também a elaboração dos documentos. A facilitação deste processo tem o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV).