ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Frigorífico de Paranatinga deve ser habilitado para exportar carne para os EUA

Data: Segunda-feira, 26/09/2016 00:00
Fonte: Agro Olhar Direto

 

 

Frigorífico de Paranatinga deve ser habilitado para exportar carne para os EUA
Foto: Reprodução
 

Cinco plantas frigoríficas estão aptas já para exportar carne bovina para os Estados Unidos e outras duas devem ser habilitadas nos próximos dias. Entre os frigoríficos a receberam a permissão está o Marfrig de Paranatinga (380 km de Cuiabá).

 

O Brasil já embarcou duas cargas de carne bovina in natura para os Estados Unidos nos últimos dias. O produto saiu das unidades da Marfrig de Bataguassu e JBS localizada em Campo Grande, ambas unidades situadas no Mato Grosso do Sul.

 

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também estão aptas para enviar carne in natura para os Estados Unidos uma planta frigorífica localizada em Naviraí (MS), em Barretos (SP) e Palmeira de Goiás (GO).

 

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Luís Vargas, revela que nos próximos dias deverão receber o aval para embarcar carne para os Estados Unidos plantas em Paranatinga (MT) e Promissão (SP).

 

O Ministério revela que a planta de Paranatinga já foi indicada para habilitação e aguarda a homologação final para iniciar os embarques em breve.

 

“Novos pedidos de exportação vão depender da iniciativa privada, de acordo com a atratividade do mercado”, explica o diretor do Dipoa.

 

Vargas comenta ainda que o Brasil deverá ser ágil para ocupar boa parte da cota de importação norte-americana de 64 mil toneladas por ano, isenta de tarifa, que é dividida por alguns países.

 

As negociações entre Brasil e Estados Unidos para exportação de carne bovina levou mais de 17 anos para ser concretizada. Entre os cortes a serem embarcados está a picanha.