ARIPUANÃ, Terça-feira, 23/04/2024 -

NOTÍCIA

Juína: Cursos de Administração e Enfermagem da AJES conquistam Selo de Qualidade

Além da publicação no GE Profissões Vestibular 2017, como reconhecimento, foi disponibilizado à Faculdade AJES um Selo de Qualidade referente à avaliação.

Data: Quinta-feira, 15/09/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria

Os cursos de Administração e Enfermagem da Faculdade AJES, unidade de Juína, foram reconhecidos na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) no ano de 2016 com três estrelas e farão parte da publicação GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.



Além da publicação no GE Profissões Vestibular 2017, como reconhecimento, foi disponibilizado à Faculdade AJES um Selo de Qualidade referente à avaliação.



A coordenadora do Curso de Administração, professora Márcia Lino disse ter ficado feliz com o resultado. “Receber este selo de qualidade coloca o Curso de Administração da AJES em um mesmo patamar dos cursos oferecidos por grandes e tradicionais Instituições de Ensino, localizadas em grandes centros urbanos. Esse fato nos dá a tranquilidade em saber que estamos no caminho certo, na preparando dos nossos alunos. Estamos formando profissionais éticos, responsáveis, com habilidades e competências que o mercado empresarial está exigindo. Eles poderão atuar local e globalmente, pois estão sendo preparados para isso”.



Para a professora Leda Maria Villaça, coordenadora do Curso de Enfermagem, o selo de qualidade da GE Profissões Vestibular 2017, juntamente com a nota de avaliação do MEC (4,0) e a aprovação de nossos bacharéis em enfermagem em importantes concursos do nosso Estado, revelam o esforço e investimento de toda equipe administrativa e acadêmica da AJES para formar enfermeiros capacitados, com vasto conhecimento científico, éticos e comprometidos com a saúde e qualidade de vida das pessoas, das famílias e das comunidades.



“Obrigado a todos os que contribuem para a formação desses enfermeiros, em especial, dedicados professores, enfermeiros e algumas pessoas da comunidade que sempre nos atendem em nossos chamados, incentivadores do nosso trabalho. Penso que quem ganha é a sociedade, com a atuação de bons profissionais. Parabéns a todos os envolvidos, professores, técnicos e acadêmicos. Que o trabalho de qualidade continue, com novos projetos e reconhecimentos”, disse.



SAIBA MAIS

O GE Profissões Vestibular 2017 é um manual completo para quem está escolhendo uma profissão e uma universidade onde estudar. Mais de 200 carreiras são descritas, com detalhes sobre a situação do mercado de trabalho, o que é estudado durante a faculdade, possíveis áreas de atuação profissional e até salários iniciais. Na publicação o estudante também encontra a relação de todas as faculdades do país (espalhadas em 983 cidades) e a avaliação de mais de 10 mil cursos superiores, com estrela que indicam aqueles com melhor qualidade em cada carreira.



O selo de Qualidade do Guia do Estudante é concedido mediante uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas).



A pesquisa é realizada anualmente, e a avaliação se desenrola ao longo de nove meses. São cinco etapas básicas. A primeira etapa é a de atualização dos dados das instituições. “Nessa etapa, a redação do Guia do Estudante entra em contato, por e-mail ou telefone, com cada uma das cerca de 2 mil instituições de ensino superior do país. Através do preenchimento de um questionário eletrônico, as escolas informam os cursos que serão oferecidos no próximo vestibular. Em 2015, foram levantados cerca de 28 mil cursos”, explica Cesar Gibelato, da equipe do Guia do Estudante.



Segundo ele, na segunda etapa é feita a definição dos cursos que serão avaliados. “Nem todos os 27 mil cursos participam da avaliação do GE. Para ser avaliado, um curso deve preencher alguns pré-requisitos. Para ser avaliado, o curso precisa ter a titulação de bacharelado. Nesse sentido, a exceção é Educação Física (que são consideradas prioritariamente as licenciaturas) e Pedagogia (que são consideradas somente as licenciaturas)”, explica Cesar Gibelato. Entre os critérios, o curso também precisa ser presencial, ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo, sendo considerado apenas um curso por município de cada instituição.



A terceira etapa da pesquisa consiste no preenchimento do questionário do curso. Uma vez identificados os cursos que serão avaliados, a redação entra em contato com os respectivos coordenadores e solicita a eles o preenchimento de um questionário eletrônico, com informações específicas sobre o curso. Um questionário, composto de 15 questões sobre os assuntos tratados estão temas relativos ao corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático pedagógico e instalações físicas, é preenchido pelos coordenadores. “É uma ferramenta de extrema importância, pois todas as informações são disponibilizadas aos pareceristas para auxiliá-los no processo de avaliação. As respostas do questionário não são pontuadas pelo GE para efeito da avaliação”, diz Cesar Gibelato.



Todos os questionários são avaliados na quarta etapa. A redação do GE aciona uma equipe de cerca de 6 mil pareceristas – coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar”. Cada curso recebe notas de, no mínimo, 7 pareceristas. “Cada parecerista avalia até 20 cursos, por meio de um link eletrônico e uma senha exclusiva. A distribuição dos cursos aos pareceristas é feita eletronicamente, por um banco de dados, e de forma aleatória. Cada consultor recebe os cursos da região onde leciona, sendo proibido de avaliar cursos da instituição onde trabalha”, diz Cesar Gibelato, da equipe do Guia do Estudante. Cerca de 99,97% da avaliação é feita via internet. O restante é realizado por telefone.



As estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas pelos pareceristas. A fim de evitar distorções, são descartadas duas notas: a maior e a menor nota recebida por cada curso. É feita, então, uma média com as notas válidas. Desde 2008 os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano. Os cursos que ganharam estrelas nas últimas cinco avaliações do GE (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) recebem uma bonificação relativa ao conceito que conquistaram nesses anos: 5 estrelas: 0,09; 4 estrelas: 0,07; 3 estrelas: 0,05. “Assim que a pesquisa termina, a planilha com as notas dos pareceristas é encaminhada para estatísticos que atuam com pesquisa de opinião e prestam consultoria à Avaliação do GE”, explica Gibelato.