ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Dez pessoas são presas suspeitas de desmatarem área verde em MT

Data: Quarta-feira, 24/08/2016 00:00
Fonte: Do G1 MT
Dez pessoas são presas suspeitas de desmatarem área verde em MT
Foto: Divulgação/Polícia Civil de MT
 
 

Dez pessoas foram presas pela Polícia Civil em Cotriguaçu, município a 920 km de Cuiabá, suspeitas de desmatarem uma área verde em uma propriedade particular. A ação de combate a crimes ambientais foi realizada em conjunto com a Polícia Militar da cidade. A polícia ainda investiga a participação de outras pessoas no crime.

 

Segundo a polícia, as investigações tiveram início após o Ministério Público expedir uma ordem de serviço para averiguar suspeitas de desmatamento na região. Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com um um homem em um barraco. Armado com uma espingarda calibre 36 que estava com a numeração raspada, o homem se apresentou como cozinheiro. Com ele, a polícia ainda apreendeu seis cartuchos carregados artesanalmente e três munições deflagradas.

 

Em uma casa próxima, um outro suspeito, que tem passagens pela polícia por receptação, também se apresentou como cozinheiro. Ele estava de posse de uma espingarda calibre 28, além de cinco cartuchos carregados artesanalmente e uma munição deflagrada.

 

À polícia, ambos alegaram que apenas cozinhavam para os outros homens que estavam derrubando a mata e  Eles indicaram o caminho e os policiais localizaram 12 pessoas que, com motosserras, derrubavam árvores. Dez foram detidos e dois conseguiram fugir do cerco policial.

 

No local, foram apreendidos oito galões de gasolina – totalizando 400 litros de combustível –, quatro galões de óleo queimado, 14 galões de óleo gastrol dois tempos, nove motosserras e cerca de 13 metros de corrente para motosserras, além de três capacetes de proteção.

 

Os doze detidos foram encaminhados para a Delegacia de Cotriguaçu, onde os dois cozinheiros foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições. Os outros dez detidos assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática de crime ambiental.