ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Procuradores saem em defesa da Lava Jato e de Janot

Data: Quarta-feira, 24/08/2016 00:00
Fonte: Agência Estado

 

Um dia após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e a força-tarefa da Lava Jato serem alvos de duras críticas do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) e a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) afirmaram apoiar os "excepcionais esforços e trabalho" da Procuradoria-Geral da República e da Lava Jato no combate à corrupção.



Com mais de 18 mil membros, as associações signatárias da nota publicada nesta quarta-feira, 24, representam todo o Ministério Público e defendem os trabalhos dos integrantes da força-tarefa da operação que, segundo a nota, vem levando com sucesso ao Poder Judiciário o maior esquema de corrupção já descoberto no País.



"A atuação do Ministério Público na Lava Jato tem sido técnica, completa, e, acima de tudo, republicana, avançando sempre em busca da elucidação dos fatos, sem escolher e sem evitar o envolvimento de quem quer que seja. O Brasil, com a força desse trabalho, um exemplo do que faz o Ministério Público de todo País, acredita mais e mais em vencer a impunidade", aponta o texto divulgado pelas associações.



No texto, as entidades sustentam que as investigações contrariam interesses poderosos e quebram "paradigmas negativos" o que resulta em "injustiças" levantadas contra os investigadores. No entendimento das associações, as acusações lançadas à Lava Jato e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, são "diretivas vagas e acusações vazias de pretensos abusos que raramente são especificados e não são confirmados pelo Poder Judiciário". "Está à luz de todos que o trabalho na Lava Jato, em todas suas instâncias, é impessoal e abnegado, e distribuído por diversos órgãos do Estado, sempre em busca da Justiça", segue a nota.



Sobre o suposto vazamento de informações da delação do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, à revista Veja, negado por Janot uma vez que, segundo o procurador-geral, não existe este anexo na proposta de acordo, as associações garantem que a Lava Jato e os investigadores "jamais" usariam ou usaram "de semelhantes e ilegais expedientes".



Para os signatários da nota, se esses abusos existissem, sendo os investigados defendidos pelas mais respeitas bancas criminais do País, "já há muito estariam revelados".



A nota é assinada por José Robalinho Cavalcanti, da ANPR, Rinaldo Reis Lima, do CNPG, Ângelo Fabiano Farias da Costa, da ANPT, Norma Angélica Cavalcanti, da CONAMP, Elísio Teixeira Lima Neto, da AMPDFT, e Giovanni Rattacaso, da ANMPM.