ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Janot suspende delação de Léo Pinheiro e de outros executivos da OAS

Data: Segunda-feira, 22/08/2016 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

A Procuradoria Geral da República (PGR) determinou a suspensão das negociações do acordo de delação premiada do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, e de outros executivos da empreiteira, de acordo com informações do jornal O Globo. O procurador-geral Rodrigo Janot e outros investigados teriam se incomodado com o vazamento dos assuntos tratados no pré-acordo da delação. É a primeiravez que o procurador-geral determina a suspensão de um acordo de delação desde o início da Lava-Jato, em 2014.

 

O Ministério Público Federal (MPF) acredita que houve quebra de confidencialidade, uma das cláusulas do pré-acordo feito há duas semanas. 

 

Tal vazamento é sobre uma suposta citação ao ministro do STF Dias Toffoli. Para Janot, oobjetivo seria influenciar o acordo de delação de acordo com os interesses dos empresários. 

 

José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Leo Pinheiro, em audiência de CPI no ano passado
José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Leo Pinheiro, em audiência de CPI no ano passado

 

A tratativas iniciais não apontam menções sobre envolvimento de Toffoli ou de outro ministro do STF em desvios de dinheiro investigados na Operação Lava-Jato, diz o jornal carioca, mas mensagens no celular de Pinheiro falam sobre uma obra na casa de um ministro do Supremo, sem citar nomes ou se seria uma ação ilegal.

 

A edição desta semana da Veja publicou que Toffoli foi citado por Léo Pinheiro. Em conversa entre os dois, diz a revista, Toffoli teria reclamado de problemas de infiltração em sua casa, e a OAS teria enviado engenheiros à residência dele e indicado uma empresa para fazer o serviço. Toffoli teria contratado a empresa e pagado a conta. Toffoli, inclusive, declarou que não tem proximidade com o ex-presidente da OAS e confirmou que ele próprio pagou a conta pela obra.