ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Duas cidades de MT têm apenas um candidato ao cargo de prefeito

Atuais prefeitos de Nova Mutum e Nova Xavantin tentam reeleições. Candidatos só não se elegem, se receberem menos de 50% dos votos válidos.

Data: Sexta-feira, 19/08/2016 00:00
Fonte: André Souza Do G1 MT
 
 
 

Nas eleições municipais de 2016, Nova Mutum e Nova Xavantina, a 269 km e 651 km de Cuiabá, respectivamente, têm apenas um candidato ao cargo de prefeito. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TSE), os candidatos só não se elegem, se por acaso, receberem menos de 50% dos votos válidos.O pleito ocorre no dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês.



Em Nova Mutum,  Adriano Xavier Pivetta (PDT) disputa o cargo pela segunda vez. O município ao norte do estado tem quase 40 mil habitantes e, para ser eleito, o candidato tem que receber pelo menos 50% dos votos válidos.

 

Em Nova Xavantina, o atual prefeito do município, João Batista Vaz da Silva, também tenta se reeleger. 'João das Cebolas' tem que conquistar ao menos 50% dos votos válidos do município. Ao todo, a cidade tem 20.399 moradores.

 

Na segunda-feira(15), os candidatos declaram à Justiça Eleitoral o total de bens que possuem antes de concorrer ao cargo. O agricultor Adriano Xavier Pivetta declarou um total de mais de R$ 23 milhões. Na relação de bens, aparecem nove fazendas, veículos e ações em empresas de agronegócio.

 

O candidato a reeleição, João das Cebolas declarou à Justiça R$ 314.965,99 em bens. Entre eles, imóveis e veículos.

 

Vereadores
Já a disputa para o cargo de vereador em Nova Mutum promete ser mais acirrada. Serão 40 candidatos tentando uma das 13 vagas no legislativo municipal. Já em Nova Xavantina, 44  candidatos disputam 11 vagas.



Propaganda Eleitoral
A propaganda nas ruas e em carros de som já foram autorizadas pelo TRE. No entanto, a propaganda eleitoral na televisão e no rádio devem começar a partir do dia 26 de agosto. A duração da campanha na TV neste pleito foi reduzido de 45 para 35 dias. Cada candidato a prefeito tem diariamente 20 minutos. Já os candidatos a vereadores terão apenas inserções na programação dos canais.