ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brigada combate incêndio florestal em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 15/08/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

A Brigada Municipal Mista de Aripuanã atuou esta semana em uma ocorrência de incêndio florestal de grande vulto. De acordo com informações dos brigadistas, o incêndio começou na terça-feira, dia 09 de agosto.

 

O fogo, em grandes proporções, se alastrou pela mata fechada nas proximidades da área urbana do município. Durante dois dias, foram feitos aceiros para controle do fogo e proteção de casas, além do combate direto e o fogo contra fogo.

 

Por se tratar de uma região montanhosa, os profissionais tiveram que acompanhar a evolução do fogo até que o mesmo chegasse a uma área que pudesse ser aceirada e o incêndio fosse contido. Somente na quinta-feira (11) a situação foi controlada.

 

Segundo o aspirante a oficial BM Borges, comandante da Brigada Mista de Aripuanã, de julho passado até o ultimo dia 11 de agosto, 761 focos de incêndio foram registrados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na cidade de Aripuanã.

 

O número representa mais da metade dos focos registrados em todo o estado de Mato Grosso, neste período. A situação é alarmante e chama a atenção do poder público e principalmente da sociedade que precisa contribuir com as denuncias, já que até o momento não houve flagrante.

 

Para atender às ocorrências, a brigada conta com apoio de dois bombeiros militares e o auxílio de servidores que foram cedidos pela Prefeitura e que passaram por uma capacitação teórica de combate a incêndio e primeiros socorros, antes de iniciar o trabalho.

 

As denúncias podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (66)3565-2950 e na Brigada Municipal Mista de Aripuanã através do (66)3565-2947. Não é necessário se identificar.