ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Rio 2016 anuncia 40 cambistas presos neste domingo no Parque Olímpico

Polícia Civil anuncia prisão de nova quadrilha internacional, mas comitê aguarda para comentar: "Queremos garantir o ingresso a um preço justo na mão do torcedor"

Data: Segunda-feira, 08/08/2016 00:00
Fonte: Por Vicente Seda/ Globo Esporte
 
 

O Comitê Rio 2016 anunciou nesta segunda-feira, no briefing diário realizado ao lado do Comitê Olímpico Internacional (COI), que 40 cambistas foram presos neste domingo nos arredores do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O diretor de ingressos do órgão brasileiro, Donovan Ferreti, afirmou que há uma colaboração constante com as autoridades desde a Copa do Mundo de 2014, quando quadrilhas internacionais também foram desarticuladas em operações policiais no Rio de Janeiro. Em reportagem publicada neste domingo, o GloboEsporte.com mostrou a ação de cambistas nos arredores da área principal da Olimpíada



Ferreti informou que somente neste domingo foram vendidos 95 mil ingressos para os Jogos, gerando R$ 11 milhões de receita, com 84% do total de entradas vendidas. Ele explicou que há uma cooperação na ação contra a venda ilegal de ingressos:



- Criamos um grupo com a polícia exatamente para combater isso, estamos em total colaboração. Por causa disso temos essa grande ação hoje e temos sucesso em outras ações no Brasil. Queremos garantir o ingresso a um preço justo na mão do torcedor. Eles tiveram chance na Copa de aprender como trabalham e estamos tendo bem mais sucesso. Ontem (domingo) prendemos 40 cambistas no lado de fora do parque. Temos total colaboração.

 

Briefing com porta-voz do COI, Mark Adams, à esquerda, e os diretores do Rio 2016 Mario Andrada e Donovan Ferreti (Foto: Vicente Seda)
Briefing com porta-voz do COI, Mark Adams, à esquerda, e os diretores do Rio 2016 Mario Andrada e Donovan Ferreti (Foto: Vicente Seda)

 


Ferreti comentou também sobre a prisão de um grupo relacionado à venda ilegal de ingressos em São Paulo:



- Informação que temos da polícia, é um grupo de São Paulo que compra ingressos com cartões de terceiros. A polícia foi rápida, os ingressos eram verdadeiros. Isso não é novo. Eles identificaram alguns grupos antes.



Quadrilha internacional


Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Civil anunciou também a prisão de Kevin James Mallon e Barbara Carnieri, desarticulando uma quadrilha internacional relacionada à empresa inglesa THG, que também esteve envolvida em escândalo na Copa do Mundo de 2014. Diz o comunicado oficial da Polícia Civil:



"Kevin é um dos diretores da empresa inglesa THG, a qual, em 2014, teve seu CEO  James Sinton preso pela Instituição, envolvido na “máfia dos ingressos” da Copa do Mundo de 2014. No momento da prisão, Kevin estava com ingressos falsos e foi conduzido à delegacia. Ele foi autuado pelos crimes de associação criminosa, marketing por emboscada e facilitação de cambismo. Com relação à Barbara, ela era funcionária da THG, contratada há 3 meses para atuar como intérprete nos jogos. Com base nas provas reunidas, ela foi atuada pelo crime de marketing por emboscada. Durante a ação, os policiais civis apreenderam mais de 1.000 ingressos que eram comercializados por valores altíssimos".



Sobre a quadrilha internacional presa pela Polícia Civil, o diretor de comunicação do Rio 2016, Mario Andrada, pediu tempo para obter todas as informações:



- Vamos aguardar a coletiva da Polícia Civil para avaliar as informações. O fato de isso estar surgindo tão cedo mostra que estão prestando atenção para proteger a integridade da operação de venda de ingressos - disse Andrada.



Vírus zika

Andrada afirmou ainda que até o momento não houve nenhum caso de contaminação pelo vírus zika relacionado aos Jogos e lembrou que o Rio 2016 sempre afirmou que não haveria problema por conta do inverno. Vários atletas, incluindo estrelas do golfe e da NBA, desistiram de vir ao Rio de Janeiro por conta do zika, mas o comitê garantiu que não há risco para os Jogos:



- Fomos muito claros que os Jogos seriam no inverno e que os mosquitos não seriam um problema nessa época. Os níveis de contaminação caíram até além das nossas expectativas. Não temos um único caso. Os atletas foram informados das precauções, há ar-condicionado na Vila para que possam dormir de janela fechada. Mas o vírus zika não é uma ameaça aos Jogos.



Protestos políticos nos Jogos

O porta-voz do COI mais uma vez teve de responder a questionamentos sobre a proibição de manifestações políticas ou religiosas nas arenas. Mark Adams reforçou que não é uma regra criada para a Rio 2016:



- Isso é uma regra antiga, não para esses Jogos, para todos os Jogos. Espectadores e atletas sabem do fato que estádio é um lugar para esportes, não outros assuntos. Pedimos que não façam protestos políticos ou se envolvam em ações comerciais.  Se você começar a abrir exceção para um ou outro, a situação pode ficar complicada. Temos de ter uma visão pragmática. Analisamos caso a caso, depende da pessoa e da ação.