ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Ivo Pitanguy morre no Rio aos 93 anos

Médico cirurgião plástico faleceu em casa no fim da tarde. Funeral está previsto para este domingo (7) no Memorial do Carmo.

Data: Sábado, 06/08/2016 00:00
Fonte: Do G1 Rio
 

Morreu neste sábado (6) no Rio o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, aos 93 anos. Ele estava em casa e sofreu uma parada cardíaca, segundo informações de sua assessoria. O funeral está previsto para este domingo (7) no Memorial do Carmo. Seu corpo será cremado.



Pitanguy fez do Brasil a principal referência mundial em cirurgia plástica ao desenvolver técnicas nas áreas de estética e de reparação. Transformou a vida de milhares de pacientes, famosos e anônimos. Formou gerações e gerações de alunos, novos cirurgiões que aprenderam com ele a respeitar e valorizar a autoestima dos pacientes.

 
 

Além da carreira médica, se destacou também como escritor, vindo a se tornar membro da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 1990 o quarto ocupante da Cadeira 22.



Pitanguy amava o trabalho, a harmonia e a natureza. Costumava dizer que nunca conseguia definir o conceito de beleza, mas sempre que a encontrou soube percebê-la. Também falava que a cirurgia plástica é uma tentativa de buscar a harmonia entre corpo e espírito, a emoção e o racional.



Em junho, ele foi hospitalizado para tratar de uma infecção. Desde setembro do ano passado, quando apresentou um problema renal durante uma viagem a Paris, passou a se submeter a sessões de hemodiálise.

 

Nesta sexta (5), em uma cadeira de rodas, o médico empunhou a tocha olímpica na Gávea, Zona Sul do Rio, bairro onde está localizada sua clínica de cirurgia plástica.

 

Pitanguy deixou mulher, quatro filhos e cinco netos.

 

Pitanguy nasceu em Belo Horizonte, filho do médico cirurgião Antonio de Campos Pitanguy e de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy. Em 1955 se casou com  Marilu Nascimento, com quem teve quatro filhos: Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo.



Trajetória profissional
Começou sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1946. Por mais de 10 anos continuou se especializando em cirurgia plástica e fez estágios em serviços de cirurgia plástica nos Estados Unidos e na Europa.



Após uma temporada fora do país, voltou ao Brasil para trabalhar como chefe na 19ª enfermaria do Serviço de Cirurgia da Santa Casa, que foi o primeiro serviço de cirurgia de mão em toda a América do Sul, quando a especialização ainda era incipiente no país.



Um de seus mestres foi o francês Marc Iselin, um dos criadores da cirurgia de mão e referência no atendimento de pessoas mutiladas da 2ª Guerra Mundial, com quem trabalhou como assistente em Paris.



Depois desta experiência, trabalhou como chefe do Serviço de Queimaduras e de Cirurgia Reparadora do Hospital Souza Aguiar. Também criou a 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, que atendia pacientes de baixa renda.



Era professor titular do Curso de Especialização em Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desde 1960, e de outros cursos em outras instituições. Também foi professor convidado em hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica de diversos países.

 

O cirurgião Ivo Pitanguy conduziu a tocha olímpica no Rio na sexta-feira (5) (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O cirurgião Ivo Pitanguy conduziu a tocha olímpica no Rio na sexta-feira (5) (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)
 

Tinha o título de doutor honoris causa por diversas universidades, entre elas Universidade de Tel Aviv, Israel (1986), Universidad Autónoma de Guadalajara, Jalisco, México (2002) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (29/04/2016).



Também recebeu uma série de homenagens de diferentes instituições, sendo que neste ano foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cedendo seu nome para o “Museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy”.



Em 1989, o Papa João Paulo II lhe concedeu o Prêmio Cultura da Paz. Também recebeu da Unesco o Prêmio pela Divulgação Internacional da Pesquisa Médica.



Era é autor de aproximadamente 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais, além de diversos livros.

 

Ivo Pitanguy (Foto: GloboNews)
Ivo Pitanguy (Foto: GloboNews)