ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

"Contra a máquina", Emanuel Pinheiro lança candidatura a prefeito

Candidato lotou anfiteatro do Hotel Fazenda e contou com apoio de líderes do PMDB e outros aliados

Data: Sábado, 06/08/2016 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ DOUGLAS TRIELLI
 

Marcus Batista/MidiaNews

 

O agora candidato a prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, durante lançamento de candidatura

 

 

Com discurso de que irá lutar contra a máquina estadual e municipal, o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) oficializou sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá na noite desta sexta-feira (05).

 

Ao menos 500 pessoas se aglomeraram em um dos salões de festas do Hotel Fazenda Mato Grosso para ouvir as primeiras palavras do candidato do PMDB, que encabeça a coligação que ainda não possui nome.

 

O grupo alugou um dos espaços de menor tamanho do Hotel Fazenda. O maior estava alugado para um evento de formatura de uma universidade de Cuiabá que ocorria no mesmo momento.

 

Do lado de fora, um grupo de 20 pessoas, alguns servidores do gabinete de Emanuel na Assembleia Legislativa, balançavam bandeiras que estampavam o rosto do candidato. Eles estavam na função desde às 16 horas da tarde e, até momentos antes da chegada de Emanuel, demonstravam cansaço.

 

Emanuel chegou com quase uma hora de atraso por conta do trânsito da cidade. Foi recebido com euforia por aliados como o presidente regional do PMDB, Carlos Bezerra, e a deputada estadual Janaina Riva (PMDB).

 

Subiu ao palanque sob o som de seu primeiro jingle de campanha, que repete reiteradas vezes o número 15 e cita que “do outro lado”, nos adversários, “há desespero”.

 

Bezerra foi um dos que discursaram. O deputado afirmou que o governador Pedro Taques (PSDB) foi o grande responsável pela construção da candidatura de Emanuel, citando a forma como o tucano tratou os servidores na questão do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

 

O governador Pedro Taques levantou a bola para o Emanuel Pinheiro chutar. E o prefeito Mauro Mendes complementou. Devemos ser gratos a ele também

 

“Não sei se o Emanuel é católico, se ele reza, mas gostaria de pedir que ele reze para uma pessoa que foi muito importante para acontecer tudo isso que está aqui, tem que ter uma gratidão por essa pessoa, que é o governador Pedro Taques”, disse.

 

“O governador Pedro Taques levantou a bola para o Emanuel Pinheiro chutar com a questão da RGA. O Emanuel e a Janaina usaram muito bem essa bola levantada. E o prefeito Mauro Mendes complementou. Devemos ser gratos a ele também. E tudo isso levará o PMDB a uma grande vitória”, afirmou.

 

Entretanto, o parlamentar afirmou que é preciso ter o “pé no chão” e não “cantar vitória” antes de encerrar as eleições, em outubro deste ano.

 

“Tenho uma preocupação que é grave: estamos começando a campanha de forma muito otimista, e isso me preocupa, porque esse é o primeiro passo para a derrota. Temos que ser humildes. A situação é boa, mas temos que trabalhar muito. Quanto mais expressiva a vitória, mais esmagamos o adversário. Quanto maior o número de votos, mais desmoralizamos o adversário”, disse.

 

Já a deputada Janaina ressaltou em seu discurso ter sido muito criticada em seu primeiro ano como parlamentar. Mas, segundo ela, sempre teve o apoio de Emanuel.

 

“As pessoas achavam que nós não chegaríamos a lugar nenhum, acreditavam em um governo que pregou uma verdadeira peça no Estado. Acreditavam que seriamos massacrados por uma grande gestão. Mas mostramos o contrário. Chegamos a oito deputados e, juntos com a população, mostramos que somos maiores que qualquer governador do Estado”, disse.

 

Ainda discursaram o deputado estadual Silvano Amaral, deputado federal Valtenir Pereira, o presidente municipal do PMDB, Clovis Cardoso, e o prefeito de Sinop, Juarez Costa.

 

“Humildade contra a arrogância”

 

Ao lado de seus dois filhos Emanuel Pinheiro e Elvis Pinheiro, sua esposa, Marcia Pinheiro, e sua mãe, Maria Helena Pinheiro, Emanuel discursou por quase 20 minutos.

 

Afirmou não tolerar a “omissão” e que, em sua gestão, irá trabalhar para a conclusão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), dar continuidade às obras iniciadas na gestão do prefeito Mauro Mendes (PSB) e que cada proposta apresentada em seu plano de governo será dita de onde virá o recurso e qual será o prazo de entrega.

 

Marcus Batista/Jornal Fotografico

Emanuel Pinheiro Convenção Partidario 05.01.16

O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ao lado de filhos, esposa e mãe

 

“Sou político. Sou filho de político e tenho um sonho: o de honrar a memória do meu pai trabalhando pela cidade em que nasci. Quero colocar a Prefeitura para fazer pelos carentes, pelos mais pobres. Cuiabá precisa de soluções na sua infraestrutura, mas acima de tudo precisa ser governada com alma, por alguém que seja acessível e próximo ao nosso povo”, afirmou.

 

“Ao final de quatro anos de governo, minha maior alegria será o reconhecimento da população. Não ficarão promessas a serem cumpridas. Hoje, a realidade de Cuiabá é justamente ao contrário: dá para listar dezenas de compromissos que foram deixados para trás”, disse.

 

O candidato ressaltou a importância que terá os servidores públicos da Capital.

 

“Deixei para o final minha mensagem ao servidor público. Vivemos um momento difícil no Brasil, especialmente em Mato Grosso. O servidor público não é respeitado. Eles são apresentados como se fossem os grandes responsáveis pela incompetência dos governantes. Nós não discutiremos direito de servidor. É obrigação cumprir a lei”, disse.

 

Sem citar os nomes de Taques e Mendes, e do agora candidato Wilson Santos, Emanuel afirmou que irá combater as máquinas do Estado e do Município e que irá tirar as “mordomias” dos atuais gestores.

 

“Sabemos que temos uma dura luta pela frente. Enfrentaremos máquinas poderosas, a Municipal e Estadual, que querem manter as regalias que vamos combater. Mas vamos combater o dinheiro deles com o nosso programa de governo. A humildade vai vencer a arrogância”, afirmou.

 

Após já encerrar a fala, Emanuel retomou o microfone para falar do vice em sua chapa, o advogado e pecuarista Niuan Ribeiro (PTB). Segundo o candidato, a escolha de Niuan, que é filho do ex-senador Osvaldo Sobrinho, foi para “contemplar” os novos rostos da política mato-grossense.

 

O arco de aliança do candidato conta com o PMDB, PMB, PPL, PR, Pros, PTB, PTC, PTdoB, PP, SD e PRP.