ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Simno firma parceria de estágio com IFMT Campus Juína

A intenção do presidente é mostrar para todos a transparência que existe dentro do setor de base florestal.

Data: Quarta-feira, 03/08/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) firmou uma parceria que proporcionará aos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína, fazer estágio nos projetos de manejo e indústrias do setor.



A princípio, três alunos do Curso de Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do IFMT iniciarão o período de estágio, obrigatório para a conclusão do curso, conforme explicou a Coordenadora de Estágio do Campus, Cláudia Léia Strada.



Ela esclarece que hoje o instituto possui alunos dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Comércio e também Tecnologia em Agronegócios sendo obrigatório o período de estágio para poder concluir o curso.



"São alunos do Curso de Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, vimos que o setor florestal está totalmente relacionado a disciplina e pensamos que as indústrias poderiam nos ajudar abrindo as portas para que nossos alunos pudessem fazer o estágio, então procurei o presidente do Simno e ele prontamente aceitou a parceria", disse.



Cláudia explicou ainda que a carga horária desses alunos será de 240 horas onde o estágio será feito no período de férias, já que eles estudam em período integral. O primeiro momento deles já ocorrerá no dia 19 de agosto quando acontece o período de férias de docentes.



O presidente do Simno, Roberto Rios, vê com bons olhos essa parceria. "Iremos mostrar aos alunos nossos projetos dentro da floresta, eles irão conhecer nossas indústrias e ficar a par desde a retirada da madeira na floresta, a logística de transporte, a chegada nos pátios e o beneficiamento na indústria", destacou.



A intenção do presidente é mostrar para todos a transparência que existe dentro do setor de base florestal, o que é feito, de que forma é feito e tudo dentro da legalidade, seja nas indústrias como na floresta.



O estágio dos alunos do 2º ano durará cerca 07 semanas e os manejos e indústrias que irão recebê-los estão sendo definidos. "Estamos definindo as indústrias e manejos que receberão os alunos, nós vamos organizar para a visita do manejo de um dos nossos associados, vamos levá-los a indústrias de vários segmentos, porque uma fabrica porta, outra batente, outra forro e outra madeira serrada então eles vão visitar todo esse tipo de segmento e estudar o setor de base florestal", ressaltou.