ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Medalhas dos Jogos Rio 2016 serão desvalorizadas, diz Putin

Data: Quarta-feira, 27/07/2016 00:00
Fonte: Da Agência Sputnik Brasil
 
Em cerimônia no Kremlin, o presidente Putin se despede da equipe russa de atletas que vem ao Brasil para os Jogos Rio 2016

Em cerimônia no Kremlin, o presidente Putin se despede da equipe russa de atletas que vem ao Brasil para os Jogos Rio 2016Yury Kochetkov/Agência Lusa

 

A ausência de algumas estrelas russas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 vai comprometer a qualidade da competição, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (27).

 

"Os outros esportistas entendem que a qualidade de suas medalhas será diferente", disse ao se despedir dos competidores russos autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a participar das Olimpíadas que, segundo Putin, serão “menos espetaculares”. A declaração foi feita durante uma cerimônia no Kremlin dedicada à equipe russa que vai ao Brasil.

 

Recentemente, diversos esportistas russos foram banidos dos Jogos Rio 2016 devido a acusações de doping. Sobre o assunto, Putin defendeu a criação de requisitos internacionais únicos para o controle de doping, afirmando que tanto os atletas quanto os fãs devem ter livre acesso a esse tipo de informação.

 

"Acreditamos que, a fim de lutar eficazmente e não seletivamente contra o doping, exigências internacionais comuns para o controle de doping devem ser desenvolvidas. E, claro, os atletas e os fãs devem ter acesso livre aos resultados das inspeções", disse o presidente russo.

 

Putin assinalou ainda que a recém-criada Comissão Anti-Doping liderada por Vitaly Smirnov vai trabalhar em estreita colaboração e de forma transparente com as organizações internacionais.

 

"Temos a intenção de levar à justiça todos os envolvidos em escândalos de doping, independentemente da classificação e do mérito, mas o mais importante é criar um sistema positivo de prevenção do doping no esporte, em conformidade com o plano nacional antidopagem, cujo desenvolvimento, como vocês sabem, já começou", informou Putin.