ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TCE se reúne com secretária do Estado para aprimorar Portal Transparência

Data: Quinta-feira, 21/07/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria TCE-MT
 
 
Tornar o Portal da Transparência mais acessível e mais claro para o cidadão. Este foi o objetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) ao convocar representantes do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) do governo do Estado para trocar experiências de aprimoramento e, posteriormente, empenhar melhorias no portal eletrônico de acesso à informação.
 
 
Ambos os entes públicos têm passado por reformulações e este é um momento de visualizar de que forma a linguagem e os mecanismos podem chegar ao cidadão de forma direta e efetiva. É o que comenta a secretária de Tecnologia da Informação do TCE Mato Grosso, Simone Pelegrini.
 
 
Conforme a coordenadora, as modificações visam contemplar a Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. “Nós estamos trabalhando no aprimoramento do nosso Portal e estamos empreendendo esta parceria com o governo. É importante que o cidadão tenha acesso a todos os dados da gestão governamental e nos ajude a fiscalizar os gastos públicos”, ponderou.
 
 
Conforme defendeu a secretária do GTCC, Adriana Vandoni, o Portal da Transparência não é feito para órgãos de controle, mas para a população. “Então estas informações têm de estar numa linguagem compreensível ao cidadão comum. A transparência se transforma na mais importante ferramenta de combate à corrupção quando a sociedade começa a acessar o portal para atender às suas necessidades”, afirmou durante a reunião.
 
 
A previsão é de o novo portal transparência do TCE de Mato Grosso esteja disponível em abril de 2017.