ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Micale elogia postura de Neymar na Seleção Olímpica: "está extremamente motivado"

Data: Terça-feira, 19/07/2016 00:00
Fonte: Goal Brasil

Micale elogia postura de Neymar na Seleção Olímpica: "está extremamente motivado"

Micale elogia postura de Neymar na Seleção Olímpica: "está extremamente motivado"

 

O treinador da equipe masculina de futebol falou, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (19) e abordou diversos temas

 

"No segundo dia de atividades na Granja Comary, foi a vez do técnico Rogério Micale conceder entrevista coletiva na sala de imprensa da Seleção Brasileira. Abaixo, confira as principais falas do treinador.

 

Convocações de Renato Augusto e Walace

“Renato Augusto e Walace estavam monitorados, não afeta o grupo. Conhecemos a característica do Renato, tem versatilidade muito grande, dentro do imprevisto que aconteceu concluímos que seriam bons nomes. Não vai interferir no nosso modelo de atuar, nós nos adaptamos aos jogadores, mas existem conceitos estabelecidos. São jogadores de grande potencial”

 

Marcações novas nos campos de treinamento

“Auxiliam nos treinamentos, vamos trabalhar em assimilação mais rápida do atleta, treinos setorizados para entendermos bem o que o atleta precisa fazer em cada setor, que caminhos podem trilhar. Acho que essa demarcação dá uma noção muito clara dos momentos de um jogo, ofensivos e defensivos, onde vamos tentar recuperar posse de bola.

 

(Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)

 

Trazem didática melhor. Também podemos marcar os quadrantes que vamos preencher em determinados momentos do jogo. Em vez dos cones, preferimos deixar pré-estabelecidos, é predominante nos meus treinos".

 

Estilo de jogo da Seleção Olímpica

"Equilíbrio é fundamental, não basta ser ofensivo, correr muitos riscos te deixa vulnerável, uma equipe adversária pode jogar nesse erro. Eu busco equilíbrio e nosso grupo tem características ofensivas, são jogadores leves, velozes, bons no um pra um, dinâmica de jogo. Vamos tentar respeitar cultura do jogo brasileiro, leve, solto, mas com responsabilidade quando perde a posse de bola.

 

Vamos tentar atacar com 11 e defender com 11. Futebol envolve todos os jogadores, não existe setores que só fazem papel de defender ou atacar. É um conjunto que começa com a participação do goleiro, e o defensivo com a do atacante. A nomenclatura que utilizamos para determinar a plataforma do jogo não pode ser engessada. O jogo é um sistema vivo, muda a toda hora.

 

Você pode jogar sem volantes, desde que todos entendam o que precisam fazer com e sem a bola. Todos participem do momento ofensivo ou defensivo. A utilização de nomes, laterais, volantes, o futebol tem dinâmica tão própria, é tão complexa, nunca começamos e terminamos uma jogada com o mesmo posicionamento. O sistema é mutável, quem toma as melhores decisões cria mais dificuldades.

 

Eu tenho uma ideia inicial, venho atuando no 4-2-3-1, mas a plataforma inicial possibilita várias movimentações se você tem bem firmado o sistema de jogo. Num momento ofensivo trabalho no 4-2-4, 4-3-3-, depende da leitura, do trabalho com os jogadores. Partimos do princípio que são acima da média em leitura de jogo, assimilação rápida.

 

O que eu não quero é atrapalhar esses caras, precisa de um sentido de organização para ter um time que possa externar todas as capacidades individuais, que são muito grandes".

 

Reescrever história de sucesso após o 7 a 1 na Copa de 2014

"Trabalho na seleção olímpica e na sub-20, falamos aos jogadores que a Copa de 2014 é uma marca, mas temos que aprender com isso, crescer com o que aconteceu. Todos nós, CBF, jogadores, todos os setores do futebol, fazermos diferente para evitar uma situação como essa. Retomar a grandeza do nosso futebol. Ele precisa ser revisto, repensado, mas tem história bonita.

 

 

Podemos construir uma nova história, com muito trabalho, tranquilidade, sabendo o que pode ser feito em campo. Temos que nos sentir bem, servir a seleção brasileira é um motivo de orgulho para qualquer um que está aqui. Se fizermos nosso melhor o resultado será consequência disso".

 

A importância de Neymar

"Conversei com Neymar, um bate-papo excelente, não como treinador e atleta, mas duas pessoas que se conheceram. Impressão que tive dele foi melhor do que minha expectativa. Está extremamente motivado, tem ciência do que representa essa conquista, quer ajudar da melhor forma possível, se colocou à disposição para qualquer situação, demonstrou o grande jogador que é, representa pro mundo.

 

Micale se derreteu em elogios a Neymar (Foto: Getty Images)

 

O que pudermos fazer para o Neymar se sentir bem, vamos fazer, e esperamos a mesma cooperação porque ele está feliz por estar aqui. Com o Neymar bem, nós estaremos bem, ele representa o que há de melhor no futebol brasileiro. Queremos ele feliz para trabalhar, assim ele vai nos dar retorno formidável.

 

Eu quero ser dependente do Neymar. Que treinador do mundo não o quer em seu time? Eu discordo, eu quero sempre ter o Neymar no meu time, quero tê-lo sempre comigo, mas o quero feliz para jogar. Existe um contexto de equipe que vamos criar, mas a importância do fator individual é grande. Ele merece todo respeito, é um jogador que desequilibra, quero que ele se sinta feliz.

 

 

O que eu puder fazer para explorar isso do Neymar eu vou fazer, assim como vou fazer com Jesus, Luan, Gabriel, Rodrigo Caio. Neymar está entre os três melhores jogadores do mundo, eu me sinto muito feliz em tê-lo na minha equipe e poder depender dele. Ele tem condições de desequilibrar um jogo num momento de dificuldade".

 

"Atraso" de Renato Augusto

"Sinceramente, eu gostaria que o Renato Augusto estivesse aqui, mas entendemos as circunstâncias, todas as seleções tiveram dificuldades até maiores que as nossas. As nossas foram mínimas até. Não foi possível, temos que respeitar o clube, que teve pouco tempo. Renato é grande jogador, adaptado a várias formas de jogar. Ele vai se adequar o mais rápido possível ao que queremos".

 

Time titular

"Equipe titular vai se desenhar durante treinamentos, os 18 têm condições, à medida que treinarmos veremos alternativas, mas claro que tenho em mente o que pretendo. Os treinos servem para falar em relação a momentos, quem se adaptou melhor, entendeu melhor a forma de atuar. Com tranquilidade vamos decidir isso para poder jogar".

 

Quem vai ser o capitão?

"Internamente existe uma conversa em relação ao capitão, vocês saberão brevemente quem será. Temos conversado com cada um dos jogadores, existe uma ideia pré-concebida, em breve vocês vão ficar sabendo.

 

Em relação à racionalidade do campeonato, ele está aí, existe há algum tempo, não compete a treinadores falar se é ou não racional, ele tem de ser disputado. Se entrarmos nessa área, a Copa do Mundo também não é racional. Apresenta-se três dias antes de um jogo para disputar eliminatórias. Funciona assim, é assim, temos que usar o tempo que temos da melhor forma possível.

 

 

Não existe constrangimento nenhum para falar sobre o capitão, são ideias concebidas, mas precisam ser conversadas, precisa olhar no olho das pessoas, quem convive com os atletas sou eu e a comissão técnica, conversamos primeiro antes de falar pra vocês. Não podemos colocar uma coisa à frente da outra, temos que passar por um processo interno, que já existe.

 

Pressão pelo Ouro

"É cultural, da nossa sociedade, temos que nos adaptar bem a isso, tranquilidade para administrar esse fator. Todos querem ganhar, se preparam, só um vai chegar. Muitas vezes, como o futebol é um jogo muito complexo e vários fatores podem influenciar o resultado, tudo pode ir por água abaixo. Você não consegue controlar tudo. Infelizmente funciona assim"

 

Momento do futebol brasileiro

"Nosso futebol passa por um processo de resgate, é um tema muito complexo. É muito mais amplo do que imaginamos. Passa por uma reorganização de todo um setor, nós tentamos achar heróis e vilões, mas é um processo de reestruturação. Para ter uma seleção forte precisa de clubes fortes, para isso precisamos de uma série de coisas, de garantias

 

O futebol brasileiro ainda produz muitos talentos, os clubes de fora vêm buscar, mas nos baseamos na forma de jogar do futebol brasileiro para estarmos numa zona de conforto contra nossos adversários, só que eles evoluíram, avançaram, há um trabalho muito sério no mundo, temos a América do Sul muito forte. Talvez não precisemos resgatar, mas sim nos reinventar para viver esse momento

 

O saudosismo é importante porque faz parte da nossa história, mas precisamos olhar pra frente e tentar nos organizar para o futuro ser melhor para nosso futebol".

 

Elogios a Gabriel Jesus

"Sou suspeito pra falar do Gabriel Jesus, eu o levei para o Mundial Sub-20 com idade para jogar o outro, ele antecipou fases e foi um grande destaque. Ele é formidável, mas precisamos entender o processo formativo, ele ainda precisa agregar alguns fatores, é natural, não podemos botar responsabilidade em suas costas. Neymar é o que é porque conquistou isso, Gabriel ainda está construindo.

 

(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

 

Gabriel Jesus tem prazer, tem alma, ele gosta de ganhar, de jogar futebol, é algo que admiro muito. Alguns jogadores grandes perdem um pouquinho essa alma, essa paixão, em alguma fase da vida. E nele a gente vê isso muito latente, esse amor pelo que ele faz. Tenho admiração muito grande e ele tem muito a nos ajudar"