ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Projeto para atender crianças carentes não tem apoio da prefeitura em Juína

Data: Segunda-feira, 18/07/2016 00:00
Fonte: Cleber Batista JNMT
Projeto para atender crianças carentes não tem apoio da prefeitura em Juína
Foto: JNMT
 
 

A igreja católica de Juína desenvolve há anos o projeto do oratório Vasco Papa com crianças de famílias de baixo poder aquisitivo que moram no bairro Palmiteira.

 

Entre 130 e 140 crianças são atendidas diariamente no projeto, durante o período matutino as crianças que estudam à tarde na rede pública recebem reforço escolar, orientações de cidadania e religião, além de orações e atividades culturais e recreativas, lanche e almoço.

 

Já às que estudam pela manhã nas escolas tradicionais, à tarde são recebidas no oratório, elas ganham lanche da tarde e participam das atividades.

 

O projeto conta com pelo menos seis profissionais e outros voluntários que se dedicam pela obra filantrópica.  

 

Na administração do prefeito Hermes Bergamim nunca teve parceria sequer para ajudar a custear a energia, a água vem de poço artesiano.

 

O projeto existe por causa da ajuda de amigos do bispo Diocesano Dom Nerí José Tondelo que envia parte do dinheiro da Itália.

 

O custo operacional gira atualmente em torno de R$ 12 mil mensal.

 

“Em outras gestões nós sempre tínhamos a parceria com os administradores, mas agora esse tipo de ação não faz parte das prioridades do atual gestor”, relatou o bispo.

 

Além desse trabalho social a igreja Católica desenvolve também outros projetos filantrópicos na cidade como a Cáritas, Casa da Mãe Gestante e Lar da Criança Irmã Dulce, entre outros.

 

Outras denominações religiosas em Juína também desenvolvem algum tipo de ação social, incluído ao trabalho de evangelização reconhecido por uma grande maioria da população, por outro lado, Bergamim não esconde criticas contra as igrejas no município, ele também não é a favor de doações inclusive de terrenos a essas instituições.

 

Correções:

No lugar de Oratório Vasco Papa entenda = Oratório São Francisco e no lugar de Lar da Criança Irmã Dulce = C.E.I Dom Franco Dalla Valle