ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Índios ocupam a coordenadoria regional da Funai em São José, SC

Cerca de 100 pessoas ocuparam local nesta quarta (14), informou tribo. Eles reivindicam mais atenção a políticas públicas para os índios.

Data: Quarta-feira, 13/07/2016 00:00
Fonte: Do G1 SC

 

 

Índios realizaram manifestação na sede da Funai em São José, na Grande Florianópolis (Foto: Alcir Mongconam/Divulgação)
Índios realizaram manifestação na sede da Funai em São José, na Grande Florianópolis (Foto: Alcir Mongconam/Divulgação)
 

Cerca de 100 indígenas ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em São José, na Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (14), segundo os manifestantes. Membros das etnias Guarani e Xokleng reivindicam à Funai mais atenção ao índio no país e condições de trabalho adequadas.

 

A ocupação na Coordenadoria Regional do Litoral Sul começoupor volta das 8h e os indígenas seguiam no local até publicação desta notícias. De acordo com o líder da comunidade Xokleng, Alcir Mongconam, os manifestantes vieram de reservas de Ibirama e de José Boiteux, ambas no Vale do Itajaí.

 

“Ao chegarmos, pedimos licença aos funcionários da Funai, não queremos atrapalhar o trabalho deles, apenas reivindicar nossos direitos. Muitas promessas que o governo federal nos fez não foram atendidas. Não temos um bom atendimento em saúde, educação, moradia e saneamento básico”, disse o lider Mongconam.

 

Com faixas e cartazes, eles gritavam palabras de ordem por volta das 11h30 em frente ao prédio em São José. Segundo o líder da comunidade Xokleng, o encerramento da ocupação ainda não foi definido. "Vamos elaborar um documento com todas as reinvindicações que será enviado para a presidência da república e da Funai", disse Alcir.

 

Os manifestantes também pedem um processo de mudança dentro da estrutura da Funai. 
“Não concordamos com a indicação do atual dirigente da Funai pela presidência da república. Achamos que para o cargo, deve ser alguém eleito pelos líderes das nações indígenas de todo país”, disse Mongconam.

 

O G1 tentou conta com a Coordenadoria Regional do Litoral Sul da Funai, que responde pela unidade de Sao José, mas foi informada pelos índios que ocupavam o local que nenhum representante iria falar. Por telefone, a reportagem também foi atendido por índios na unidade da Funai em Brasília e informado que nenhum funcionário se encontrava, já que o prédio também estava ocupado.