ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PF deflagra ação contra fraude em comércio de remédio em Camaragibe

Casa do prefeito está na lista de mandados de busca e apreensão. Operação começou na manhã desta terça (5) e tem empresas como alvo.

Data: Terça-feira, 05/07/2016 00:00
Fonte: Do G1 PE
 
 
Operação Black Lista em camaragibe foi deflagrada para investigar fraude em licitação de remédios (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Operação Black Lista em camaragibe foi deflagrada para investigar fraude em licitação de remédios (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), uma operação para investigar denúncias de comércio ilegal de medicamentos. O principal alvo da ação é o município de Camaragibe, no Grande Recife. Há suspeita de fraudes em licitações públicas para compra e venda de produtos para a prefeitura. O montante envolvido chegaria a R$ 100 milhões e teria relação com o atual mandato do Eexcutivo, iniciado em 2013.

 

Em nota, a Prefeitura de Camaragibe informou que só vai se posicionar sobre a operação no início desta tarde.

 

Polícia Federal faz buscas em residências de envolvidos na Operação Black List (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Polícia Federal faz buscas em residências
(Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
 

A apuração da Operação Operação Black List (lista negra) foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª região. Os imóveis do prefeito da cidade, Jorge Alexandre Soares da Silva, da irmã dele, Josilene Soares da Silva, e do secretário de Finanças Emanuel Rei Martins de França estão na lista de 21 mandados de busca e apreensão. As investigações tiveram início no ano passado.

 

Do total de mandados de busca e apreensão previstos, 15 foram cumpridos no Recife, cinco em Camaragibe e um na cidade de Carpina, na Mata Norte do estado. A operação contou com a participação de cerca de 130 policiais.

 

A ação foi acompanhada por 40 agentes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). O órgão vai fazer o rastreamento dos produtos para saber com os fabricantes onde as medicações foram compradas e para quem seriam vendidas.

 

Ação
Na manhã desta terça, os agentes chegaram à residência do prefeito, na Rua Miguel Couto, em Aldeia, Camaragibe. Os  agentes também fazem buscas em casas de sócios de quatro empresas relacionadas ao comércio de medicamentos, no município e no Recife.

 

A Polícia Federal chegou a solicitar ao TRF 5 mandados de prisão. Mas as capturas foram negadas.  Por isso, a operação se restringiu ao processo de coleta de documentos, remédios e dinheiro. Todo o material será levado para a sede da Apevisa.

 

O prefeito prestou depoimento em casa. O secretário de finanças chegou à sede da PF, no Centro do Recife, para falar com os delegados  que comandam a  operação, por volta da das 11h20. Até as 11h desta terça, oito das 21 equipes já tinham voltado para a PF com malotes.

 

O Tribunal Regional Federal da 5ª região informou, por meio de nota, que,  por determinação do desembargador Rubens Canuto, os autos correm em segredo de justiça. Portanto, não pode ser prestada nenhuma informação sobre o processo, sob pena de violação ao sigilo funcional.

 

Explicações
O secretário de Finanças de Camaragibe, Emmanuel Rei Martins dos Santos,  disse desconhecer os motivos da intimação feita pela PF. Alegou não ser o responsável pelas licitações. "Estou esperando ser ouvido. Eu só faço efetuar o pagamento. Portanto,  faço a nota fiscal. O pagamento é feito naturalmente, normal", afirmou, antes de prestar o depoimento.

 

Operação contra venda ilegal de medicamentos em Camaragibe vai até a casa do prefeito (Foto: Bianka Carvalho/ Tv Globo)
Operação contra venda ilegal de medicamentos em Camaragibe vai até a casa do prefeito (Foto: Bianka Carvalho/ Tv Globo)