ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vacina contra a gripe continua disponível nas Unidades de Saúde de Aripuanã

Data: Segunda-feira, 13/06/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã continua vacinando o público alvo contra a gripe. Conforme informou a pasta, as doses da vacina estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município.

 

Os grupos prioritários são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

 

A meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã é vacinar 3.719 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. De acordo com a secretária Valdenia Jales, há ainda um grande número de pessoas que precisam ser vacinadas. Ela orienta que procurem os Postos de Saúde da cidade.

 

“Restam ainda para vacinar, mais de 800 pessoas entre crianças, gestantes e idosos. A vacina pode ser encontrada nos Postos de Saúde da Vila Operária, Cidade Alta, Jardim Planalto e de Conselvan. Lembrando que estamos numa época do ano em que surgem muitos problemas respiratórios, portanto é bom as pessoas prevenirem”, alerta.

 

Valdenia destaca ainda que além da vacina, outras medidas simples também são fundamentais para proteger da gripe. “Nessa época de poeira, é importante manter limpo e arejado o ambiente onde principalmente crianças e idosos dormem. Umidificar o ar colocando uma toalha molhada, ou uma bacia com água perto do ventilador ajuda evitar doenças respiratórias”, diz.

 

A vacina disponibilizada pelo SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B). Outras informações sobre a campanha de vacinação contra a gripe podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã pelo telefone (66)3565-1400.