ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PMDB questionar 'Fora Temer' na Virada Cultural é censura, diz Haddad

Vereadores ingressaram com representação contra suposto uso da máquina Artistas exibiram frase 'Temer Jamais'; 'não pode censurar', diz Haddad.

Data: Terça-feira, 24/05/2016 00:00
Fonte: Tahiane Stochero Do G1 São Paulo
 
 
 
Show de Criolo teve mensagem contra o governo no telão (Foto: Cauê Muraro/G1)
Show de Criolo teve mensagem contra o governo no telão (Foto: Cauê Muraro/G1)
 

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou na manhã desta terça-feira (24) que críticas de parlamentares do PMDB na Câmara Municipal sobre manifestações contrárias ao presidente em exercício, Michel Temer, durante a Virada Cultural neste final de semana são "censura". A bancada do PMDB ingressou com uma representação ao procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, contra o suposto uso da máquina pública para incitar a população contra Temer.

 

Durante shows, artistas mostraram faixas "Fora Temer" e a frase "Temer Jamais" foi exibida em um telão durante a apresentação do cantor Criolo.

 

O PMDB tá pedindo censura. Primeiro quer extinguir o Ministério da Cultura, depois quer introduzir a censura na cultura."
Fernando Haddad, prefeito de São Paulo
 

"Eu não posso censurar, o PMDB tá pedindo censura. Primeiro quer extinguir o Ministério da Cultura, depois quer introduzir a censura na cultura. Está ficando cada vez mais difícil com a classe artística. Vamos reconhecer que a extinção do Ministério da Cultura gerou no Brasil inteiro mobilizações que não têm nada a ver com a prefeitura, é um elemento político. E não sei se já está confirmado a recriação. Enfim, a classe artística se insurgiu contra esta medida no Brasil inteiro e no momento em que acontece a Virada, você vai censurar o artista. Não tem como fazer isso", disse o prefeito durante coletiva sobre a Parada Gay nesta terça.

 

"A gente contrata artista não é por viés ideológico. Todo mundo é contratado por São Paulo, Lobão já fez show na Virada na minha gestão, Leci Brandão, Criolo, tem de tudo na Virada e a liberdade de expressão do artista sobretudo, censura não dá"", completou.

 

O prefeito afirmou que a exibição nos painéis durante as apresentaçãoes são de controle do artista. "O que ele vai cantar, o que ele vai dizer no palco, como a plateia vai reagir. Nada passa por censura. A não ser que se crie uma instância de censura? O PMDB está propondo uma instância de censura? Acho que é factóide política, querer fazer graça, aparecer do que outra coisa".

 

Criolo
Teve tom de culto engajado e pregação de "paz & amor" o show que o messiânico Criolo fez neste domingo (22) na Virada Cultural. Perto do fim da apresentação do rapper, o telão ao fundo do Palco Julio Prestes exibiu por cerca de 30 segundos a mensagem "Temer jamais".

 
 

O próprio rapper, contudo, não chegou a citar políticos em nenhum de seus discursos (optou por falar de "amor, cidadania" etc.). Apenas pediu que o DJ repetisse um sampler em que se ouvia: "Quando o colarinho branco dá o golpe".

 

Já seu parceiro de cena, MC Dan-Dan, mostrou uma folha de sulfite com a mesma mensagem "Temer jamais" (depois ainda gritou "Fora!") e também exibiu uma faixa em que se lia "ocupa tudo".

 

Coube a Dan-Dan, por sinal, as falas mais abertamente engajadas, protestando contra homofobia, racismo e machismo. Tudo "por amor", segundo ele, que mencionou defender ainda as ocupações nas escolas.

 

Criolo entrou usando uma camisa comemorativa do Corinthians com a frase Democracia 1982. Mais tarde, ele faria um momento Beyoncé ao sair do palco e mudar o figurino. A nova camiseta tinha a frase "Ainda há tempo" estampada.

 

Acompanhado apenas de Dan-Dan e de um DJ, o rapper foi celebrado o tempo todo pelo imenso público diante do Palco Julio Prestes. O povo só parou de cantar junto para gritar "Fora, Temer" de tempos em tempos, sem que Criolo comentasse diretamente o assunto.

 

Guizado no Palco Copan da Virada Cultural (Foto: Flavio Moraes/G1)
Guizado no Palco Copan da Virada Cultural (Foto: Flavio Moraes/G1)
 
 
Público levou faixas contra o governo Temer na Virada Cultural (Foto: Roney Domingos/G1)
Público levou faixas contra o governo Temer na Virada Cultural (Foto: Roney Domingos/G1)