ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Força Nacional chega nesta segunda ao Maranhão, diz delegado-geral

Lawrence Melo Pereira confirmou ao G1 data da chegada do reforço. Pedido foi feito pelo governador Flávio Dino após ataques a ônibus.

Data: Domingo, 22/05/2016 00:00
Fonte: Maurício Araya Do G1 MA
 
 
 
Governador Flávio Dino confirmou embarque de homens da Força Nacional (Foto: Reprodução/Twitter/Flávio Dino)
Governador Flávio Dino confirma embarque da Força Nacional (Foto: Reprodução/Twitter/Flávio Dino)
 

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) deve chegar ao Maranhão nesta segunda-feira (23), conforme afirmou ao G1 na manhã deste domingo (22) o delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo Pereira. No fim da manhã, o governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou pelas redes sociais o embarque dos homens da Força Nacional emGama (DF), e agradeceu o apoio do Ministério da Justiça. Ao todo, são 128 agentes. O deslocamento é feito em 20 viaturas, um micro-ônibus e um ônibus.

 
 

Desde as primeiras horas de domingo, policiais militares, civis e bombeiros reforçam a segurança em pontos estratégicos dos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (MA), onde foram registrados incêndios e ataques que resultaram em ônibus totalmente ou parcialmente incendiados.

 

Políciamento é reforçado nas ruas e dentro dos coletivos (Foto: Karlos Geromy)
Políciamento é reforçado nas ruas e dentro dos
coletivos (Foto: Karlos Geromy)
 

Após dias de medo e violência, usuários e trabalhadores do sistema de transporte público experimentaram algumas horas de tranquilidade na capital maranhense. Os ônibus voltaram a circular na manhã deste domingo. Na noite desse sábado (21), eles haviam sido recolhidos às garagens das empresas pelos motoristas, mesmo sem orientação dos sindicatos dos rodoviários e dos empresários.

 

De quinta-feira (19) a sábado, foram 14 ataques consolidados e tentativa de ataques a ônibus cometidos. Do total, foram seis casos de coletivos totalmente queimados e outros oito tentativas frustradas ou com veículos parcialmente destruídos neste período. Na tarde de sábado, comerciantes fecharam as portas com medo das ameaças de criminosos disseminadas na comunidade do Coroadinhoquarta maior favela do país e a primeira do Norte e Nordeste, segundo o IBGE –, em São Luís.

 

Em 48h, foram 14 tentativas e ataques a ônibus registrados em São Luís (Foto: Biaman Prado/O Estado)
Em 48h, foram 14 tentativas e ataques a ônibus registrados em São Luís (Foto: Biaman Prado/O Estado)
 

Na manhã deste domingo, o governo do Maranhão se reúne com a direção do sistema de segurança pública, representantes da Prefeitura de São Luís, sindicatos dos rodoviários e empresários para adotar novas medidas de segurança.

 

Fogo em pneus
Na noite desse sábado, o Batalhão Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu um suspeito que atearia fogo a pneus na avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do bairro do Vinhais, em São Luís. À equipe da PM-MA, o suspeito afirmou que não faria um atentado, mas sim um protesto contra a violência.

 

Batalhão Tiradentes evita queima de pneus em avenida de São Luís (Foto: Divulgação/PM-MA)
Batalhão Tiradentes evita queima de pneus em avenida de São Luís (Foto: Divulgação/PM-MA)
 

“É, no mínimo, esquisito uma pessoa sozinha tocar fogo em vários pneus próximo à um posto de gasolina para protestar contra violência”, disse ao G1 o coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes. O suspeito foi encaminhado ao 4º Distrito Policial (DP) do Vinhais, para prestar esclarecimentos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

 

Força Nacional e reforço nas ruas
Após a onda de violência que se espalhou pela capital maranhense nos últimos dias, o governador do Maranhão, Flávio Dino, confirmou por meio das redes sociais que o combate ao crime organizado no Maranhão vai contar com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

 

Desde as primeiras horas deste domingo, policiais militares, civis e bombeiros militares reforçam a segurança em pontos estratégicos dos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (MA), entre eles os bairros do Coroadinho e Cidade Olímpica; além de pontos de aglomeração, como terminais de integração do transporte público. A folga dos agentes foi suspensa após os ataques a ônibus.

 

Governador Flávio Dino acompanha operação nas ruas (Foto: Divulgação/PM-MA)
Governador Flávio Dino acompanha operação nas ruas (Foto: Divulgação/PM-MA)
 

Na noite de sábado, o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), acompanhou as operações de policiamento ostensivo. “A polícia está presente para garantir a ordem pública”, disse o governador.

 

Desde que passou a adotar o policiamento ostensivo, as forças de segurança do Maranhão identificaram e prenderam 38 suspeitos, sendo 21 autuados pelos ataques aos ônibus e outros crimes.