ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Oposição é responsável pela grave crise econômica, diz Dilma

Data: Segunda-feira, 02/05/2016 00:00
Fonte: Valor Econômico

A presidente Dilma Rousseff atribuiu à oposição a culpa pela crise econômica enfrentada pelo país e o aumento do desemprego, que atinge cerca de dez milhões de pessoas. Ao discursar neste domingo em evento de comemoração no 1º de maio, no vale do Anhangabaú, em São Paulo, Dilma afirmou que seus opositores não permitiram que o governo tomasse medidas para combater os problemas na economia e afirmou que o eventual governo Michel Temer (PMDB) vai aprofundar a crise.

 

“O mais grave de tudo o que fizeram é não permitir que o Brasil combatesse o aumento do desemprego e a crise econômica”, afirmou Dilma, em São Paulo. “Eles vão aprofundar a crise e vão rasgar a Constituição”, disse. “A oposição é responsável pela grave crise econômica”.

 

A presidente disse que a oposição, desde que perdeu a eleição de 2014, “fez de tudo” para não deixá-la governar e novamente culpou seus adversários pelos problemas econômicos enfrentados pelo país. Dilma citou ações da oposição como o pedido da recontagem de votos, a checagem das urnas eletrônicas e o pedido de impugnação de sua candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como exemplos de que a oposição não aceitou o resultado das urnas.

 

Segundo Dilma, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi o “principal agente na história de desestabilizar” sua gestão e disse que o pemedebista levou adiante a política do “quanto pior, melhor”. A presidente acusou ainda Cunha de usar seu cargo para garantir sua impunidade e reclamou das ameaças feitas pelo presidente da Câmara contra seu governo, que resultaram na abertura do processo de impeachment na Casa.

 

“Não podem me acusar de ter conta no exterior, porque eu não tenho”, disse, em referência a Cunha. A presidente afirmou que não há nada contra ela e questionou a militância de partidos de esquerda e movimentos sociais. “Se eles praticam (impeachment) contra mim, o que vão praticar contra o povo trabalhador?”, disse. “Quando você rompe a democracia, rompe para todos. Se permitirmos esse golpe, permitiremos que a democracia seja ferida”.

 

Ao defender-se das pedaladas fiscais, disse que o mecanismo foi usado de forma mais intensa pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que há “dois pesos e duas medidas”, porque o tucano não foi responsabilizado.

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou do ato, apesar de sua assessoria ter confirmado a participação até o início do evento. O fotógrafo do ex-presidente e dois assessores de Lula esperavam Lula até a chegada da presidente Dilma.