ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

STF abre nova investigação contra Renan Calheiros

Data: Sábado, 30/04/2016 00:00
Fonte: Por CongressoemFoco.uol.com.br

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nova investigação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Este é o 12º inquérito ligado ao peemedebista na Corte, e foi instaurado pela ministra Cármen Lúcia, relatora da Operação Zelotes, que deseja apurar o suposto envolvimento de Renan e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), recém indicado ao posto de líder do partido no Senado, na venda de emendas a medidas provisórias relacionadas ao setor automotivo editadas pelo governo federal. As informações foram divulgadas na manhã deste sábado (30) pelo jornal O Globo.

 

Renan e Jucá também são investigados na Lava Jato, operação que detém nove dos 12 inquéritos ligados ao presidente do Senado.

 

Jucá, que está cotado para assumir o Ministério do Planejamento caso Michel Temer assuma a presidência, tem inquérito aberto desde maio da Suprema Corte. De acordo com a publicação doGlobo, as investigações tiveram como ponto de partida um diário apreendido em poder do lobista João Batista Gruginski, um dos donos da SGR Construtora, que fez anotações sobre encontro que teve com dois lobistas, Alexandre Paes Santos e José Ricardo Silva.

 

Na reunião, Alexandre teria falado sobre negociar cerca de R$ 45 milhões em propina para senadores favoráveis aos interesses das montadoras na medida provisória do setor automotivo editada em 2009 e aprovada em 2010. No encontro, o lobista teria mencionado os nomes de Renan, Jucá e do ex-senador Gim Argello (PTB-DF), preso pela Lava Jato acusado de receber propina para evitar depoimentos de executivos de empreiteiras à CPI da Petrobras.

 

Entretanto, ao ser interrogado pela Polícia Federal, Alexandre afirmou que as anotações teriam sido feitas a partir de “boatos” que ouviu sobre negociações de uma emenda, mas não convenceu os agentes da PF, que enviaram o caso ao STF.