ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa fala sobre acolhimento de homossexuais e divorciados

Segundo pontífice, a igreja deverá ser compreensiva à realidade moderna. Papa Francisco leu texto intitulado "A alegria do amor".

Data: Sexta-feira, 08/04/2016 00:00
Fonte: G1. Globo/ Jornal Hoje/ Ana Carolina Abar Londres, Inglaterra
 
 
 

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (8) as novas diretrizes do Papa Francisco para as vidas das famílias católicas do mundo. Segundo o papa, a Igreja deverá ser mais compreensiva à realidade moderna. No texto intitulado "A alegria do amor", o papa fala de integração e acolhimento de homossexuais e divorciados.

 
 

É a conclusão de dois anos de debate na Igreja Católica. O papa pediu menos julgamento e mais compreensão. Defendeu que os divorciados sejam acolhidos pela Igreja, apesar de continuarem proibidos de comungar e que toda pessoa, independentemente da orientação sexual, seja respeitada e não agredida. Um trecho bem recebido pelos defensores dos direitos dos homossexuais.

 

O pontífice também deu liberdade aos bispos para que adaptem a doutrina católica à cultura e às tradições de cada país. Usem o bom senso. É uma espécie de carta branca, para que a doutrina católica não seja seguida à risca e, assim, a Igreja consiga se integrar melhor à sociedade. Nem por isso, o papa abandonou a postura conservadora. Condenou o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Ele disse que família é entre homem e mulher, para gerar filhos. Que a contracepção deve ser natural e que a educação sexual não deve ser tão focada em proteção, em sexo seguro, como se um filho fosse um inimigo. O documento, de mais de 250  páginas, leva em conta a opinião de famílias católicas do mundo todo, que responderam a um questionário enviado pelo Vaticano, e dois sínodos - encontros de bispos e cardeais.

 

Apesar das poucas mudanças, o tom é de mais tolerância e de respeito à diversidade. Um passo ousado, na opinião dos conservadores. Uma decepção para quem esperava grandes mudanças na Igreja.