ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Primeiro-ministro islandês renuncia após escândalo 'Panama Papers'

Milhares haviam protestado exigindo a saída do chefe de governo. David Gunnlaugsson omitiu participação em offshore em paraíso fiscal.

Data: Terça-feira, 05/04/2016 00:00
Fonte: Do G1, com agências
 
 
 

O primeiro-ministro islandês, Sigmundur David Gunnlaugsson, renunciou ao cargo nesta terça-feira (5) após ter seu nome citado no escândalo "Panama Papers".

 

Primeiro-ministro islandês renunciou após escândalo 'Panama Papers' (Foto: Bertil Enevag Ericson/AP)
Primeiro-ministro islandês renunciou após escândalo 'Panama Papers' (Foto: Bertil Enevag Ericson/AP)
 

A decisão foi adotada em uma reunião de seu partido. A renúncia aconteceu horas depois de ele ter pedido a dissolução do Parlamento ao presidente do pais, Olafur Ragnar Grimsson.

 

Na segunda-feira, milhares de pessoas protestaram em frente ao parlamento de Reykjavik para exigir a renúncia do primeiro-ministro após as revelações de que Gunnlaugsson manteve com sua esposa uma empresa em um paraíso fiscal.

 

De acordo com os documentos publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), o primeiro-ministro possuía 50% da empresa offshore até o fim de 2009. Mas, quando foi eleito deputado pela primeira vez, em abril de 2009, ele omitiu a participação em sua declaração de patrimônio.

 

Ter offshore não é ilegal desde que ela seja declarada às autoridades competentes.

 

A oposição de esquerda exigia a renúncia do primeiro-ministro depois que a investigação revelou a existência de uma offshore criada por sua esposa nas Ilhas Virgens britânicas em 2007 para administrar sua fortuna.

 

Mais de 24 mil pessoas, em um país de 320 mil habitantes, haviam assinado uma petição on-line para pedir a saída de Gunnlaugsson.