ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sindicatos estão empenhados para instalar Núcleo Avançado de Capacitação

Data: Segunda-feira, 04/04/2016 00:00
Fonte: Assessoria Gecom /Natacha Wogel

 

A instalação dos Núcleos Avançado de Capacitação (NACs) é o principal desejo da maioria dos presidentes dos sindicatos rurais do noroeste de Mato Grosso. Pelo menos foi o que percebeu o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Otávio Celidonio, que, em companhia do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, percorreu os municípios da região ao longo desta semana. Os presidentes das entidades sindicais estão se empenhando para construir estes espaços que são destinados à qualificação profissional o mais rápido possível, inclusive sindicatos criados há pouco mais de dois anos.

 

Em Colniza, no extremo norte de Mato Grosso (cerca de 1.000 Km de Cuiabá), o terreno está sendo escolhido e o "martelo está praticamente batido" por aquele que foi doado por um dos diretores do Sindicato estruturado e implantado recentemente. A área, conhecida na manhã desta quinta-feira (31/03) pela comitiva do Sistema Famato/Senar em viagem à região, deve abrigar ainda a sede definitiva do Sindicato Rural do município.

 

"Está claro o grande empenho e a motivação dos sindicatos rurais em implantar os NACs. Boa parte deles já tem os terrenos. É interessante ver diretores de sindicatos doando áreas do próprio bolso, pegando uma terra que tinha disponível e fazendo a doação. Isso mostra o grande interesse e a vontade de trazer a sala de aula do Senar-MT para dentro dos municípios", comentou Celidonio.

 

O terreno foi apresentado à comitiva do Sistema pelo presidente do Sindicato de Colniza, Milton de Souza Amorim. "Veremos o terreno onde será construído o NAC, um centro para treinamento para qualificar profissionais que vão atuar no campo. É um benefício do Senar-MT, que vai nos ajudar muito. Vamos levar muitos treinamentos para este espaço", comentou Amorim.

 

Em municípios onde a construção da unidade já está viabilizada, como é o caso de Cotriguaçu (944 Km da Capital) e Juína (733 Km), o impacto da obra causa impressão inclusive entre populares. "Recentemente, a gente vem percebendo uma obra bonita dentro do parque de exposições, uma espécie de estande sofisticado", comentou o radialista de Cotriguaçu conhecido como Pico. A unidade do NAC da cidade já está erguida e em fase de instalação da mobília.

 

"O NAC é uma obra que vai ficar na história do Sindicato Rural. Daqui uns dias, estará completamente pronta e será o local onde os produtores vão poder qualificar pessoas com mais rapidez", respondeu o presidente de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima.

 

Em Juína, a sede do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) também está em vias de ser construída. "Isso é uma luta nossa. O Núcleo será construído dentro do parque de exposições. Já temos o espaço no pavilhão e oito cursos marcados para acontecer durante a ExpoJuína 2016. Com certeza, será um cartão de visitas da cidade", anunciou o presidente José Lino Geraldo Rodrigues.

 

Em Rondolândia (a 1.146 Km de Cuiabá), onde a sede nova do Sindicato Rural acaba de ser construída e deve ser inaugurada nos próximos meses, uma área cedida pelo município exatamente ao lado desta sede está destinada ao NAC. "A área é ideal, fica ao lado do Sindicato num ponto muito bom da cidade", comentou o presidente do Sistema Famato/Senar, após visitar o terreno nesta quinta-feira (31.03).

 

Em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e as prefeituras, o Senar-MT já contribuiu para criação de seis Núcleos Avançado de Capacitação. A meta é atingir ao menos 30 unidades até o final de 2016.

 

Além das cidades mencionadas, a comitiva do Sistema Famato/Senar ainda visitou Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Castanheira, Juruena e Aripuanã. "Nossa empreitada foi muito boa, pudemos sentir muito as dificuldades dessa região, extremamente carente quanto à necessidade de locomoção. Com isso o custo de produção fica maior porque os insumos chegam mais caros. São nesses locais em que, realmente, todo o conhecimento faz a diferença. A dificuldade de levar treinamentos para estes municípios também é grande, o que torna nosso trabalho muito mais necessário, um diferencial", avaliou Otávio Celidonio.