ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Homem preso com pássaros em extinção paga fiança e é liberado

Data: Segunda-feira, 07/03/2016 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Arthur Santos da Silva

 

Homem preso com pássaros em extinção paga fiança e é liberado

 

Um homem acusado de crime ambiental contra a fauna foi preso em flagrante na última sexta-feira (04), no município de Sapezal (480 km de Cuiabá), durante a operação “Civil na Carga Máxima” deflagrada em todo Estado. A fiança foi arbitrada no valor de um salário-mínimo, e após recolhimento do valor, o detido responderá pelo crime em liberdade.



O suspeito, Mario Sergio dos Santos, 33, foi flagrado transpostando pássaros ilegalmente e foi autuado pelo crime contra a fauna, de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, conforme artigo 29 da Lei 9.605/98.



Na manhã de sexta foram realizadas várias abordagens de veículos e pessoas, pela equipe de policiais civis de Sapezal em diversos pontos da cidade, inclusive em locais considerados críticos em relação com a criminalidade. A ação da Polícia Judiciária Civil integra da operação da Secretaria de Segurança Pública “Carga Máxima”.



Mario Sérgio foi localizado no bairro residencial “Zequinha”, situado em uma região rural na entrada da cidade. O suspeito estava próximo ao seu veículo, Renault Logan Sedan de cor prata, quando foi avistado pela Polícia Civil.



Em revista no automóvel, foram apreendidas 02 gaiolas, com um pássaro de espécie em extinção em cada uma, e 01 arapuca com um pássaro recém capturado. O suspeito, que trabalha com serviços gerais, foi levado à Delegacia de Polícia de Sapezal, onde foi interrogado pelo delegado de polícia André Barbosa.



Em depoimento, o conduzido informou que captura passarinhos como hobby, para posteriormente comercializar ou trocar as aves silvestres. A fiança foi arbitrada no valor de um salário-mínimo, e após recolhimento do valor, o detido responderá pelo crime em liberdade.