Londres - O Royal Bank of Scotland Group registrou prejuízo líquido anual de 2 bilhões de libras (US$ 2,78 bilhões) em 2015, 43% menor que no ano anterior.

 

Com isso, o RBS retardou a perspectiva de qualquer pagamento de dividendo, após registrar seu oitavo prejuízo anual consecutivo, diante de grandes custos com uma reestruturação em andamento. Por volta das 9h (de Brasília), a ação caía 8,12%.

 

O governo do Reino Unido possui uma fatia de 73% do banco. A instituição registrou 6,5 bilhões de libras de custos com reestruturação e litígios.

 

Além do balanço, o banco advertiu que sua meta anterior de começar a retornar dinheiro para seus acionistas até o primeiro trimestre de 2017 deve ser agora adiada, diante de desafios que a instituição enfrenta na divisão de sua unidade de banco de varejo Williams & Glyn e de um período potencialmente prolongado para fechar um acordo com autoridades dos EUA sobre a venda de títulos lastreados em hipotecas.

 

O RBS advertiu que pode ter de destinar provisões mais "substanciais" para os EUA no caso durante este ano. Além disso, afirmou que há uma série de incertezas no ambiente externo, incluindo aquelas causadas pela votação popular que decidirá se o Reino Unido continuará ou não na União Europeia.

 

O banco continuou com seus esforços para restaurar a lucratividade com cortes no balanço. O lucro operacional subjacente para 2015, que exclui uma série de custos únicos, encolheu de 6 bilhões de libras para 4,4 bilhões de libras, com prejuízos na venda de ativos indesejados. A receita total para o ano caiu 14%, para 13 bilhões de libras.