ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Império de Casa Verde leva o título de campeã do carnaval de São Paulo

A escola venceu falando sobre os mistérios da humanidade. Antes da festa, as torcidas viveram momentos tensos na apuração.

Data: Quarta-feira, 10/02/2016 00:00
Fonte: G1.globo.com/hora1/ Tiago Eltz
 
 
 

A comunidade da Império de Casa Verde passou a madrugada em festa, comemorando o título de grande campeã do Carnaval de São Paulo. A escola venceu falando sobre os mistérios da humanidade, mas antes da festa, as torcidas viveram momentos tensos na apuração.

 

 

O primeiro incidente aconteceu ainda antes da apuração. A cobertura do local onde a apuração normalmente é feita caiu durante um temporal e a abertura das notas mudou de lugar.

 

No cenário novo, a confusão foi grande. A leitura das notas seguia com a adrenalina normal das apurações até que, no quesito evolução, um jurado esqueceu de dar nota para uma escola. E não foi a nota de qualquer escola: foi da Império de Casa Verde, que brigava pelo título.

 

O regulamento diz que, quando um jurado esquece de dar uma nota, a escola ganha a nota mais alta que os outros jurados derem. E o jurado seguinte deu um 10 para a Império, que virou dois e incendiou os ânimos.

 

E, se você achou estranho um jurado esquecer de dar a nota para uma escola, dois quesitos depois, na avaliação da harmonia, um outro jurado esqueceu de dar outra nota. Dessa vez para a Dragões da Real, que também brigava pelo título. Aí a apuração virou pancadaria. A polícia teve de entrar em ação e um integrante da Unidos de Vila Maria foi retirado do local da apuração e levado de camburão para a delegacia.

 

Quando a situação foi controlada a Império abriu vantagem e, na penúltima nota do último quesito, levou o título de campeã do Carnaval 2016.

 

A festa começou na apuração mesmo, mas logo tomou conta da quadra da escola, na Zona Norte de São Paulo.

 

Os esquecimentos dos jurados nem foram lembrados. Nada de confusão. As únicas pessoas cercadas pela multidão foram os integrantes da bateria, que tocaram sem parar a noite toda.

 

A Império de Casa Verde é uma das escolas mais novas do Carnaval paulistano, nasceu em 1994, e já havia ganhado dois títulos, em 2005 e 2006. Neste ano trouxe para comandar o desfile o carnavalesco Jorge Freitas, que acumulava três vice-campeonatos com a Rosas de Ouro e logo na estreia, levou a escola ao título.

 

A Império contou na avenida os mistérios que nos intrigam até hoje, como o mundo foi criado, a vida fora da Terra, o que acontece depois da morte. A escola trouxe carros gigantescos e figurinos luxuosos e terminou o samba com uma quase premonição: "Chegou, do espaço sideral, uma nação guerreira, a grande estrela deste Carnaval".

 

A X-9 Paulistana e a Pérola Negra caíram e vão desfilar no Grupo de Acesso no ano que vem. Já a Mancha Verde e a Tom Maior voltaram para o Grupo Especial.