ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Morre Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores

O diplomata tinha 74 anos e sofreu uma parada cardíaca. Lampreia tratou tumor de pulmão há um mês, de acordo com Lauro Jardim.

Data: Terça-feira, 02/02/2016 00:00
Fonte: Do G1 Rio
 
 

Morreu nesta terça-feira (2), o ex-ministro Luiz Felipe Lampreia. Ele faleceu no Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pelo hospital.

 

De acordo com o colunista do O Globo, Lauro Jardim, Lampreia teve uma parada cardíaca durante a manhã. Ele teve alta do Hospital Samaritano há um mês. Ainda segundo Jardim, ele havia sido internado para tratar um tumor de pulmão.

 

Luiz Felipe Lampreia foi diplomata de carreira, ingressando no Instituto Rio Branco em 1962. Ele também foi ministro das Relações Exteriores do governo Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2001. Lampreia tinha 74 anos.



Dilma lamenta
A presidente Dilma Rousseff enviou uma nota de pesar: "Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, ex-Ministro das Relações Exteriores. Lampreia foi embaixador do Brasil em Lisboa e representante permanente do Brasil junto aos organismos internacionais sediados em Genebra. Neste momento de grande pesar, transmito minhas condolências aos familiares e amigos do ex-Ministro, recordando sua contribuição para o Brasil, ao longo de quase quatro décadas de trabalho dedicado ao serviço público."

 

O Itamaraty publicou uma nota às 15h35 lamentando o falecimento do ex-ministro, lembrando que Lampreia se dedicou às relações exteriores do país por três décadas. Além de ministro das Relações Exteriores, Luiz felipe Lampreia foi Secretário-Geral do Itamaraty, subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, representante permanente do Brasil junto à organismos internacionais, embaixador do Brasil em Lisboa Paramaribo, além de porta-voz do Ministério das Relações Exteriores (leia a nota na íntegra abaixo).

 

Mesmo aposentado, Lampreia seguia ativo e participava de debates sobre política externa frequentemente. Ele era vinculado ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais e presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro(Firjan).

 

Luiz Felipe Lampreia morreu nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Facebook)
Luiz Felipe Lampreia morreu nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Facebook)
 

Nota do Itamaraty na íntegra:
É com imenso pesar que o Ministério das Relações Exteriores registra o falecimento, no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro, do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, que foi Ministro das Relações Exteriores de 1995 a 2001.

 

O Embaixador Lampreia serviu durante mais de três décadas ao Brasil. Ingressou no Instituto Rio Branco em 1962 e, além de Ministro das Relações Exteriores, foi Secretário-Geral do Itamaraty, Subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, Representante Permanente do Brasil junto a Organismos Internacionais em Genebra, Embaixador em Lisboa e em Paramaribo e Porta-Voz do Ministério. Teve destacada atuação no tratamento de temas financeiros, econômicos e comerciais e registrou em diversas obras a sua importante experiência como diplomata brasileiro. Deixa entre os funcionários do Itamaraty um exemplo de hábil negociador, sempre em defesa do interesse público e do Brasil, e a lembrança de um colega respeitado e querido.

 

Os funcionários do Ministério que, no Brasil e no exterior, sempre admiraram as qualidades pessoais e profissionais do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, unem-se no sentimento de perda e dor pela partida prematura do ex-Chefe, colega e amigo, e transmitem aos seus familiares os seus mais sentidos pêsames e a certeza de que a sua memória e o seu o exemplo continuarão presentes no Itamaraty, guiando-os no serviço ao País, a que o Embaixador Lampreia tanto se dedicou.