ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretaria Municipal de Saúde anuncia medidas de combate ao Aedes Aegypti em Aripuanã

Data: Domingo, 31/01/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

 

Um simples descuido com um recipiente que pode acumular água, jogado pelo quintal, além de uma pequena precipitação seguida de calor, são suficientes para que o mosquito Aedes Aegypti possa iniciar seu ciclo de proliferação. Sem contar que uma pessoa enferma nas proximidades do foco do mosquito, pode resultar na reprodução das seguintes doenças: Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.

 

Através desse alerta, a Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã anunciou que uma série de medidas serão adotadas para combater a proliferação do Aedes Aegypti e conclamou a população a entrar na luta contra o mosquito, colaborando com a Prefeitura para a redução da incidência de Dengue no município.

 

“No ano passado tivemos a notificação de 535 casos de Dengue. Somente neste mês de janeiro de 2016 já foram notificados 106 casos, ou seja, em apenas um mês foi alcançado cerca de 20% do total de casos registrados durante todo o ano de 2015, então a situação é preocupante”, alerta a secretária Valdenia Jales.

 

Segundo ela, os agentes de saúde estão mobilizados no trabalho, atuando atentamente na vistoria de residências, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais, para identificar focos endêmicos e orientar a população sobre as medidas de prevenção e o tratamento de doenças infecciosas, como a Dengue, Febre Chikungunya, Zika vírus, entre outras.

 

“O combate ao mosquito está acontecendo todos os dias através do trabalho dos agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e pelas equipes de saúde da família. Também vamos iniciar um mutirão em Conselvan nos próximos dias, porque pelo primeiro ano foi registrado caso de dengue naquela localidade”, informa Valdenia.

 

A secretária de Saúde afirmou ainda que a parceria entre os vários setores da Prefeitura, o esforço conjunto e o apoio da população, são fundamentais para diminuir a incidência do mosquito Aedes Aegypti em Aripuanã. “É primordial que as pessoas atuem em suas próprias casas mantendo quintais sempre limpos e evitando qualquer tipo de acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito”, alerta.

 

Em caso de denúncias sobre locais onde há focos do mosquito, qualquer cidadão pode ligar de forma anônima para o Setor de Vigilância Epidemiológica ou Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã, através do telefone (66)3565-1400.